Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica

Modalidade:

Licenciatura na Modalidade Presencial e EAD


Coordenadora: 

Ana Aparecida Vieira de Moura

Contatos:

letrasespanhol.cbv@ifrr.edu.br       (95) 3621-8000  Ramal 8033


Atendimento: 

Segunda à Sexta, das 8h às 12h de 13:30 às 18:00

Carga Horária:
3.250 horas

Período:
Matutino ou Vespertino.

Oferta: 35 vagas oferecidas anualmente.

Objetivo Geral

A licenciatura em Letras – Espanhol e Literatura Hispânica tem o objetivo de formar professores para atuar na Educação Básica, a partir de uma perspectiva curricular interdisciplinar que segue novos preceitos de ensino, combinando a prática docente ao contexto e às necessidades da sociedade.

 

Objetivos Específicos

  • Proporcionar condições teórico-prático-reflexivas para que o futuro professor de língua espanhola e literatura hispânica compreenda sua práxis, buscando reconstruí-la continuamente, com vistas a melhorar a qualidade da educação e do ensino.

  • Sistematizar conhecimentos linguísticos, socioculturais e pedagógicos necessários ao ensino da língua espanhola na educação básica.

  • Desenvolver atividades que proporcionem a aquisição de habilidades investigativa, criativa e solidária necessárias para intervir positivamente na sua realidade.

  • Desenvolver estudos e pesquisas sobre a prática pedagógica vivenciada na escola, visando à compreensão e reflexão sobre o cotidiano escolar.

  • Resgatar a relação técnico-ético-política, subjacente à prática docente, de acordo com as potencialidades e limitações da ação pedagógica desenvolvida nas Instituições de Ensino.

  • Garantir, no processo de formação, a transversalidade na abordagem teórico-metodológica da ação docente.

Requisitos de acesso

O acesso aos cursos superiores do IFRR em concordância ao PDI far-se-á mediante a realização de Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), usando-se a nota alcançada no Sistema de Seleção Unificada (SISU) destinando-se 50% (cinquenta por cento) das vagas ofertadas; Processo seletivo vestibular e/ou demais formas de acesso constante na Organização Didática vigente destinando-se 50% (cinquenta por cento) das vagas ofertadas.

Perfil do Egresso

O profissional é capaz de gerar e difundir conhecimento como professor de ensino Fundamental  e Médio o que contribuirá para a difusão e a melhoria da qualidade do ensino da Lingua Espanhola e de Literatura Hispânica. Atua como revisor, pesquisador,  contibuindo para demanda nacional e internacional. A base de formação possibilitam a proposição de situações educativas pautadas na ação reflexão e ação.

Forma de ingresso

O acesso ao curso dar-se-á da seguinte forma: 50% das vagas ofertadas através do Sitema de Seleção Unificado(SISU) e 50% através de processo seletivo e/ou demais formas de acesso constante na Organização Didática vigente.

Mercado de Trabalho

O profissional pode atuar em instituições públicas e privadas de ensino fundamental e médio, bem como na modalidade de educação de jovens e adultos e educação profissional de nível médio, em editoras, meios de comunicação, consultorias empresas de eventos, embaixadas, assessorias de comunicação, produtoras, fundações e instituições culturais, organizações governamentais e não-governamentais. 

Por que Cursar Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica no IFRR?


  • Corpo docente composto por  mestres e doutores com  excelente formação acadêmica e profissional;
  • Curso destaque nas avaliações feitas pelo MEC no Enade;
  • Infraestrutura composta por modernas salas de informática com os softwares utilizados no mercado de trabalho;
  • Metodologia de ensino que traz a vivência do mercado de trabalho, baseando-se  no conceito de aprender fazendo por meio da realização de projetos integradores, estudos de casos, intercâmbios, oficinas, visitas técnicas, trabalhando também a  integração do ensino com a pesquisa e a extensão;