2ª edição do Encontro Pedagógico debaterá os “processos didático-pedagógicos e seus desdobramentos no âmbito do IFRR”

por Virginia publicado 23/07/2019 13h55, última modificação 24/07/2019 21h20
O evento ocorrerá no período de 30 de julho a 1º de agosto, no Campus Boa Vista (CBV).

Professores, equipes pedagógicas e gestores debaterão os “processos didático-pedagógicos e seus desdobramentos no âmbito do IFRR” durante o 2º Encontro Pedagógico de 2019, que ocorrerá no período de 30 de julho a 1º de agosto, no Campus Boa Vista (CBV).

O evento marca o retorno das atividades docentes no segundo semestre letivo e servirá de espaço para debater assuntos relativos à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tanto dos cursos técnicos como dos superiores.

O Departamento de Apoio Pedagógico e Desenvolvimento Curricular (Dape) informa que as inscrições já estão abertas e que podem ser realizadas por meio do link http://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos/como-participar . Ao acessar, o docente deve clicar na aba “Editar cadastro” para atualizar as informações, caso seja necessário. Aqueles que ainda não têm cadastro devem fazê-lo incluindo o tema do Encontro Pedagógico.

Proposta – O Encontro Pedagógico propõe-se a discutir os aspectos pertinentes ao processo didático-pedagógico e às ações educativas do campus, reafirmando o compromisso de práticas pedagógicas focadas nos princípios de uma educação inclusiva e emancipatória.

Nesse sentido, torna-se imprescindível a articulação e a transformação das orientações contidas na Organização Didática em uma práxis que eduque e que transforme para que todos os que compõem a instituição possam, juntos, construir uma nova sociedade, baseada em relações mais justas e respeitosas.

Diante dessa perspectiva, faz-se necessário também ampliar o debate, tendo em vista que se trata de um processo contínuo, apresentando temas que incidem nas relações interpessoais no contexto escolar, bem como discutindo alternativas para o fazer pedagógico, enfatizando as denominadas metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

Segundo a diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez, “o Campus Boa Vista tem primado por essa ação, no início de cada semestre, como um momento de reflexão acerca de demandas que partem dos próprios professores e também dos estudantes. Outro ponto importante, que será discutido neste encontro, é a Organização Didática, uma vez que esse documento norteia as práticas educacionais do Instituto Federal, além de temas que dizem respeito à nossa prática cotidiana, como as questões de gênero, as experiências com metodologias ativas de aprendizagem, que comprovam cada vez mais a necessidade de utilizarmos as tecnologias a serviço da educação, além de intervenções acerca dos novos desafios metodológicos que se apresentam na contemporaneidade, como a interrelação professor-aluno na sala de aula”.

De acordo com a diretora do Dape, professora Raimunda Maria Rodrigues Santos, para subsidiar os trabalhos do primeiro dia do encontro, foi encaminhado aos e-mails dos docentes o fôlder com a programação completa, bem como o texto base da Organização Didática do IFRR, que será reformulada. “É muito importante que todos leiam a Organização Didática, pois assim os debates serão objetivos e produtivos. Convidamos o corpo técnico da área de ensino e os docentes a participar da construção de nossa Organização Didática, considerando que suas diretrizes norteiam o processo educativo em nossa instituição”, disse.

Acesse a programação do encontro e a Organização Didática.

23/7/19