Alunos do Campus Boa Vista são classificados para eventos nacionais na área de robótica

por Virginia publicado 25/09/2018 22h05, última modificação 26/09/2018 18h24
A Mostra Nacional de Robótica (MNR) e a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) ocorrerão no período de 6 a 9 de novembro, em João Pessoa (PB)

Um número expressivo de alunos dos cursos Técnico em Eletrônica e Técnico em Informática integrados ao ensino médio integral do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) foi classificado para a Mostra Nacional de Robótica (MNR) e para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Ambos os eventos ocorrerão no período de 6 a 9 de novembro, em João Pessoa (PB).

Classificados – Um total de 19 alunos, autores dos sete projetos da MNR, e mais uma equipe vencedora da etapa estadual da OBR, a “KM-LTDA”, foram classificados. Esse resultado foi bastante comemorado por professores, gestores e alunos do CBV, em razão da relevância do tema no contexto atual da ciência e da tecnologia.

Outro destaque para o IFRR foi o aluno Pedro Reis Ibernon, do curso Técnico em Informática, que será contemplado com um minicurso de robótica pela OBR – modalidade teórica. O estudante, nessa modalidade, foi o único classificado de Roraima para essa fase da competição.

Pedro é um veterano em olimpíadas nacionais. Já participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) e também da Olimpíada Brasileira de Geografia. Apesar de ser o primeiro ano dele na OBR, já alcançou um resultado expressivo em relação aos demais. “Participei das fases teóricas, quando pude aprender bastante, de forma divertida e prazerosa, e ainda testar meus conhecimentos com as provas. Nelas,  consegui contextualizar vários conhecimentos adquiridos durante o curso Técnico em Informática, por exemplo, a lógica, a programação e outras questões relacionadas às disciplinas estudadas no ensino médio”, relatou. Ele diz que as provas foram de média complexidade, mas que conseguiu ter um bom desempenho. Sobre as expectativas com relação ao curso de robótica, que fará em João Pessoa, enfatiza que não será nada fácil, mas que está preparado. “Acredito que o curso não será fácil, mas estou focado e sei que conseguirei vencer mais esse desafio”, frisou.

Preparação – Para o desenvolvimento dos projetos, os alunos contaram com o apoio e a orientação do representante da OBR em Roraima, professor Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues. Ele fala emocionado sobre o resultado alcançado por seus orientandos. “Foi muito gratificante aprovar esses sete projetos para a MNR e uma equipe da modalidade prática nivel 2. E, mesmo não sendo meu aluno diretamente, Pedro Reis, de Informática, está inserido no curso de robótica, do qual participará um representante de cada estado. As orientações eram realizadas no horário de 12h às 13h30, pois esse era o único horário em que eles não tinham aulas, e, assim, deveriam utilizar esse tempo para descansar, mas, por livre e espontânea vontade, nos encontrávamos no laboratório de máquinas elétricas para fazer ciência e tecnologia", disse.

"Os alunos dizem que não se arrependem. Na verdade, já estão falando em saudades, pois este é o último ano deles no ensino médio. Divertimo-nos muito durante as orientações e nas atividades práticas. Mesmo sendo de cursos diferentes, como Informática e Eletrônica, eles interagiram e aprenderam juntos. Assim, fortaleceram os laços de amizade, o respeito, trocaram ideias e experiências, e, para um docente, isso é muito gratificante. Posso dizer que a missão foi cumprida dentro do contexto tecnológico, pois eles desenvolveram habilidades tais como tomadas de decisão, proatividade e trabalho em equipe”, completou Rodrigues.

Conheça os projetos/equipes classificados e os autores:

1. Sapato Inteligente;
    1. PLANTARR: Protótipo de reaproveitamento da água das centrais de ar para irrigação de plantas;
    2. Desenvolvimento de um protótipo de eletrocardiógrafo didático;
    3. InteliHand;
    4. Projeto Saphyra;
    5. BABY LIFE: da infância à juventude;
    6. LEERR: Lixeira ecológica e Eletrônica de Roraima.

Alunos-autores: Hulair Braga Carneiro; Ivone da Silva Gutierre; Jihan dos Santos da Silva; Sátyro Roger dos Santos Silva; Carlos André Silva ; Laís Pereira Muniz ; Lucas Rossetti de Souza;  Pedro Lucas Patricio Barbosa (Sesc); José Carlos Silva Aragão; Kaio Leonardo Almeida Araújo; Kaylon Guilherme Bezerra Martins; Matheus Cardoso Ferreira; Thiago Melo Ferreira; Éder Gabriel Chaves Brandão; Luis Claudio de Melo Junior; Maycon Antony Barreto de Freitas; Guilherme Henrique da Silva Pereira; Gustavo Rizzo Albuquerque; Martins Henrique Nascimento Almeida; Patrick Fredman Sousa Lima.

25/9/2018