Alunos do curso Técnico em Informática participam de palestra sobre redes sociais com foco em negócios

por Virginia publicado 19/03/2018 19h34, última modificação 19/03/2018 19h34
A atividade teve a finalidade de aproximar os discentes do mundo do trabalho, especialmente com o mercado digital.

Na manhã da última sexta-feira, dia 16, no espaço D´Rosi, alunos do curso Técnico em Informática do Campus Boa Vista (CBV), coordenados pelos professores Vinícius Tocantins e Arnóbio Nóbrega, participaram do evento Impulsione o Seu Negócio, realizado pela equipe nacional do Facebook. Durante o evento, foram realizadas palestras sobre como tornar as empresas conhecidas por meio do Facebook e do Instagran, além de apresentações de casos de sucesso alcançados com a utilização dessas redes sociais.

De acordo com o professor Vinícius Tocantins, a participação dos alunos em eventos como o Impulsione o Seu Negócio é uma excelente oportunidade de aproximação dos discentes com o mundo do trabalho, especialmente com o mercado digital. “Isso reforça nosso trabalho do curso Técnico em Informática, que tem mais de cinco professores envolvidos em nosso projeto institucional Jovem Empreendedorismo Tecnológico (JET), que comemora, em 2018, cinco anos de existência e que contempla nossas ações anuais como o Doutores da Informática e o Startups. Isso também reforça nossa marca institucional e nossa missão de contribuir para o desenvolvimento regional”, explicou o professor.

Felipe Costa destaca a importância de aliar a teoria à prática.

O estudante Felipe da Costa diz que, por meio da participação no evento, foi possível obter novas ideias, aliando o conhecimento estudado anteriormente com as dicas recebidas nas palestras ministradas. “Percebemos que é perfeitamente possível extrair os conhecimentos adquiridos nas matérias técnicas, uni-los com os conhecimentos aprendidos nas palestras, colocá-los em prática e, sobretudo, difundir essas ideias no mercado local”, frisou o aluno.

A aluna Giovana de Brito ressalta a necessidade de compreender o universo digital para garantir espaço no mercado de trabalho.

As meninas também estão por dentro das redes sociais e demonstram que podem competir de igual para igual com os meninos. É o que comprova a aluna Giovana de Brito quando fala acerca das possibilidades do mundo digital. “Ter esse contato com o universo do mundo de negócios, permeado pelas ferramentas digitais, entre elas as redes sociais, nos possibilita aprender mais sobre como empreender e como aplicar as ferramentas de marketing. Como o projeto Startups, do qual participamos, tem propósito empresarial, ele tem tudo a ver com o que o Facebook abordou no evento”, enfatizou a estudante.

Os alunos do CBV foram recepcionados pela equipe organizadora do evento como representantes da única instituição de ensino médio participante e receberam uma motivação a mais, pois um dos palestrantes disse que era egresso da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede EPT) e que os conhecimentos adquiridos na rede foram fundamentais para que ingressasse na equipe do Facebook no Brasil. Isso é um ponto bastante positivo para o IFRR, já que a instituição prima pela inserção dos discentes em processos tecnológicos que os preparem para o novo mercado de trabalho, caracterizado pela presença marcante das novas tecnologias.

Jornalista
CCS/Campus Boa Vista