BIBLIOTECA – Sistema Pergamum permite acessar bases de dados conforme área do conhecimento

por Virginia publicado 24/04/2019 18h25, última modificação 24/04/2019 19h10

Utilizado no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) desde 2016, o Sistema Integrado de Bibliotecas Pergamum é um sistema informatizado de gerenciamento de dados direcionado aos diversos tipos de centros de informação. Desde sua implantação, ele tem facilitado o acesso de alunos, professores e demais servidores aos livros cadastrados.

De um total de 35 mil livros disponíveis no acervo da biblioteca, cerca de 12 mil já estão cadastrados no Pergamum. O acervo da biblioteca do CBV também é composto por arquivos em mídia, como CDs e DVDs literários, inclusive em Braille. Atualmente o sistema é utilizado por todos os campi do IFRR, o que permite o acesso dos usuários aos títulos disponíveis nas bibliotecas de todas as unidades.

Pergamum – O sistema contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação, melhorando a rotina diária com seus usuários. O sistema começou a ser comercializado no Brasil em 1997 e hoje conta com mais de 424 instituições, aproximadamente 8 mil bibliotecas, em todo o Brasil, além de uma unidade em Angola.

A rede Pergamum dispõe de um mecanismo de busca ao catálogo das várias instituições que já adquiriram o software.  Com isso, forma a maior rede de bibliotecas do Brasil. Nesse catálogo, o usuário pode pesquisar e recuperar registros on-line de forma rápida e eficiente.

O sistema está interligado ainda a uma importante plataforma: a Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos (Icap), que permite o acesso às produções científicas de pesquisadores de várias instituições credenciadas. Além do acesso à base de dados da Capes e da biblioteca digital do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

De acordo com a coordenadora da biblioteca do CBV, Maria de Fátima Freire de Araújo, o sistema contém várias funcionalidades. “Além de ser uma rede de informação que interliga o IFRR, no extremo norte do País, a todo o Brasil, o Pergamum permite atendimento automatizado, consulta on-line, renovação de material emprestado, gerenciamento do acervo, emissão de relatórios, estatísticas e realização de inventário. Há também a interligação com a antena antifurto para garantir maior segurança na circulação de material. Há ainda a proposta de viabilizar empréstimos intercampi, ou seja, o aluno de um campus pode solicitar o empréstimo de um livro disponível na biblioteca de outra unidade. Quando realizado o pedido no sistema, o livro será enviado pelo malote da biblioteca específico para esse fim. No entanto, essa possibilidade ainda está sendo avaliada pelas coordenações de bibliotecas”, explicou Maria de Fátima.

Desde sua implantação, o sistema vem sendo amplamente divulgado à comunidade acadêmica, no entanto boa parte dos alunos diz não utilizá-lo com frequência, somente quando professores passam trabalhos que necessitam de pesquisas em livros que não o da disciplina, o didático. Admaston Ribeiro Reis, acadêmico do 1.º módulo do curso superior de Licenciatura em Matemática, diz que já fez alguns acessos ao Pergamum. Ele sugere algumas estratégias para disseminar as informações sobre o sistema. “O sistema em si é muito útil e prático, pois procuro o livro e encontro com facilidade, pois, quando venho à biblioteca, perco tempo ao procurar nas estantes, já que nem sempre sei onde o livro físico está guardado e dependo da ajuda das servidoras. Minha sugestão é que seja disponibilizado um tutorial para ensinar a utilizar o sistema, para que todos tenham condições de acessar”, disse.

Guilherme Mendes Padilha, aluno do 1.º ano do curso Técnico em Eletrotécnica, diz que ainda não conhecia o sistema e que estava acessando, pela primeira vez, para procurar um livro sugerido por um professor. “Eu ainda não havia utilizado, mas achei muito interessante, pois podemos acessar o acervo inteiro de forma rápida. O livro que o professor sugeriu não está disponível, mas creio que, se mais professores indicassem os livros disponíveis no sistema, aumentaria o acesso dos alunos. É importante também que eles possam sugerir livros, para que sejam adquiridos pela instituição e assim ampliar o acervo”, comentou o aluno.

Treinamentos – No plano de Trabalho Anual (PAT) da biblioteca, está prevista a realização de treinamentos para a utilização das ferramentas disponíveis no Sistema Pergamum. “Realizamos os treinamentos de acordo com a demanda dos cursos, por meio dos quais direcionamos o acesso por área do conhecimento, com o objetivo de que o usuário utilize a ferramenta de busca de forma correta e otimize sua pesquisa”, explicou Maria de Fátima.

O acesso ao Sistema Pergamum pode ser feito a partir do menu Biblioteca, no site do CBV: boavista.ifrr.edu.br, ou por meio do endereço: http://pergamum.ifrr.edu.br/pergamum/biblioteca/

CCS/Campus Boa Vista com informações do portal Pergamum: http://www.pergamum.pucpr.br/redepergamum/
24/4/19