Campanha Xô Desperdício visa sensibilizar a comunidade acadêmica para evitar o desperdício de alimentos

por Virginia publicado 24/05/2018 13h35, última modificação 24/05/2018 13h35
A campanha está sendo intensificada nessa semana, de 21 a 25 de maio, mas será uma ação permanente no Campus Boa Vista.

Com o intuito de sensibilizar a comunidade acadêmica do Campus Boa Vista (CBV) para que evite o desperdício de alimentos no restaurante da unidade de ensino do Instituto Federal de Roraima, a empresa que administra o local, a Solução em Alimentação Empresarial, deu início, nesta semana, à campanha Xô Desperdício. A campanha será intensificada nesta semana de lançamento, até o dia 25 de maio, mas a intenção é que seja uma ação permanente, ao longo do ano letivo.

A iniciativa está sendo apoiada pela comissão responsável pela fiscalização do contrato com a empresa, pela Coordenação de Assistência Estudantil (Caes) e pela equipe gestora do CBV, pois acredita-se que esse tipo de ação contribui para a formação de importantes valores sociais. “A campanha Xô Desperdício é uma iniciativa da prestadora de serviços responsável pelo restaurante do Campus Boa Vista, mas será apoiada pela gestão integralmente. Considerando os propósitos de economicidade e o desperdício diante da crise humana que enfrentamos, em que acabar com a fome tem sido um dos desafios, precisamos sensibilizar os estudantes e servidores sobre a necessidade de servir somente aquilo que irão consumir. Isso traz como aprendizado o valor dos alimentos e o compromisso com aqueles que não têm alimentos. Portanto, como instituição educativa, suscitar essas reflexões e fortalecer atitudes a favor do outro representa ensinamentos de vida e solidariedade, em particular em nossa cidade, onde hoje se vive o drama da migração e onde a fome e a falta de condições para a busca desses alimentos têm representado um grande impacto social”, ressaltou a gestora.

Os idealizadores da campanha utilizarão a seguinte estratégia: demonstração da quantidade de alimentos desperdiçados no mês de abril e cálculo do quantitativo de pessoas que poderiam ser alimentadas com o resto-ingestão, além de orientação sobre a seleção de tipo e quantidade de alimentos por pessoa/refeição, com fins de diminuição do resto-ingestão.

Como forma de suscitar a autorreflexão por parte dos usuários do restaurante, estes são orientados a fazer a seguinte pergunta antes de se servirem: “Qual o tamanho da sua fome?” Para ajudá-los a responder a essa pergunta, são-lhes dadas as seguintes orientações: observar quais opções estão presentes no cardápio e escolher a que mais lhe agrada; na hora de colocar a comida na bandeja, pôr a quantidade que irá comer; e, por fim, antes de descartar o que restou no prato, observar as placas de separação do lixo: descartáveis, ossos e cascas e restos alimentares. Todas essas questões também influenciam no cálculo do desperdício.

Resto-ingestão – É a relação, expressa em percentual, entre o resto devolvido nas bandejas pelo comensal e a quantidade de alimentos e preparações alimentares oferecidas. São aceitáveis como percentuais de resto-ingestão taxas inferiores a 10%.

CCS/Campus Boa Vista
24/5/2018