Campus Boa Vista capacitará servidores e alunos para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

por Virginia publicado 20/04/2020 14h40, última modificação 20/04/2020 22h39

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) realizará duas importantes capacitações nos meses de abril e maio: uma, destinada a servidores, sobre a utilização e a criação de salas no Ambiente Virtual de Aprendizagem/Moodle e outra, para estudantes, sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem/Moodle.

Capacitações – As inscrições ocorrerão no período de 20 a 23 de abril pelo endereço http://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos Ambas as capacitações serão realizadas no período de 27 de abril a 15 de maio, na modalidade de Educação a Distância (EAD), com carga horária de 60 horas.

Servidores – Pretende-se capacitar 300 servidores, sendo 20 da Reitoria; 130 do Campus Boa Vista; 30 do Campus Amajari; 20 do Campus Avançado Bonfim; 50 do Campus Novo Paraíso; e 50 do Campus Boa Vista Zona Oeste.

A capacitação tem como principais objetivos aprimorar o conhecimento em relação ao AVA/Moodle, a fim de possibilitar um melhor desenvolvimento das ações pedagógicas; instrumentalizar a equipe de servidores para o ensino a distância na plataforma institucional Moodle, com ênfase na criação de atividades; propiciar a criação de salas virtuais a partir do componente curricular a ser executado; consolidar, entre os servidores do IFRR, o conhecimento acerca das tecnologias educacionais, com ênfase no domínio da plataforma Moodle.

No curso serão trabalhadas as seguintes unidades programáticas: Unidade 1 – Concepções de Educação a Distância; Unidade 2 – Legislação de Educação a Distância; e Unidade 3  – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Estudantes – Serão ofertadas 1.200 vagas para alunos do IFRR. Pretende-se capacitá-los para utilizar os recursos do Moodle na realização de atividades propostas pelos docentes; interagir a partir dos recursos disponíveis no Moodle e consolidar o conhecimento sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

Nessa capacitação serão trabalhadas as seguintes unidades programáticas: Unidade 1 – Conhecendo a Modalidade a Distância; Unidade 2 - Introdução ao Moodle e Suas Ferramentas; e Unidade 3 –  Moodle na Prática.

De acordo com a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, considerando-se o contexto atual, configurado pela pandemia do coronavírus, há que se pensar em novas formas de ensinar. “Com o isolamento social determinado a partir da Covid-19, o qual nos trouxe apreensões e questionamentos, faz-se necessário um olhar novo sobre muitas situações, em especial sobre a nova maneira de se trabalhar. No IFRR, isso não e diferente. Remotamente, os diversos grupos de trabalho têm buscado alternativas para uma retomada do fazer educativo em tempos de incerteza. Nesse sentido, o grupo de trabalho do ensino composto por representantes de todos os campi vem buscando alternativas de retornar o curso das ações de ensino. Hoje o trabalho remoto é, sem dúvida, um desses caminhos”, disse.

A diretora explicou também que o planejamento das capacitações foi coordenado pela Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead), tendo como organizador o CBV, por meio do Departamento de Educação a Distância (Dead). “As capacitações visam, sobretudo, oferecer uma oportunidade de aprendizado fundamental para produção e interação do conhecimento com qualidade e possibilidade de acesso às informações remotamente. Nesse sentido, conclamamos todos para a importância dessa ação tão necessária neste momento, reafirmando o nosso compromisso, como servidores públicos, com a garantia da continuação do ensino neste momento de tanta incerteza. Peço a todos que sensibilizem os estudantes para essa adesão”, complementou.

CCS/Campus Boa Vista
20/4/20