Campus Boa Vista ofertará curso sobre tecnologias digitais na educação

por Virginia publicado 30/09/2019 17h44, última modificação 30/09/2019 17h44

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), por meio do projeto de extensão “Formação docente para a educação na cultura digital”, ofertará, entre os meses de outubro e novembro, o curso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em Sala de Aula.

A formação tem como objetivo promover educação na cultura digital, inclusive na formação continuada dos professores, capacitando-os para trabalhar metodologias, estratégias de ensino e avaliação, visando ampliar o uso das TDICs no processo de ensino e aprendizagem.

Com carga horária de 60 horas, o curso terá aulas uma vez por semana, das 18h às 22h, e será ministrado por professores voluntários do CBV, que abordarão várias temáticas relacionadas às TDICs, entre elas metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas, projetos integradores, além de jogos digitais, aplicativos, plataformas digitais e redes sociais no processo de ensino e aprendizagem, tudo de maneira prática, para que os cursistas possam aprender de que forma poderão aplicar essas ferramentas no cotidiano da sala de aula.

Serão ofertadas 35 vagas, destinadas aos professores das redes públicas municipal e estadual de ensino, bem como da rede privada, e aos estudantes dos cursos de licenciatura.

Projeto – Esse curso faz parte do projeto de extensão “Formação docente para a educação na cultura digital”, integrado por servidores e alunos do CBV e iniciado ainda no primeiro semestre do ano com a realização de palestras de sensibilização nas escolas estaduais para o uso das TDICs em sala de aula. A proposta agora é que os professores que participaram das palestras e outros docentes interessados em aprender mais sobre o tema participem do curso para complementar a formação.

Inscrições – As inscrições são gratuitas, começam nesta segunda-feira, 30, e seguem até 6 de outubro, por meio do link http://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos. O interessado deve acessar o link, clicar em “Como participar” e seguir os passos de 1 a 4 para efetuar o cadastro na página. Se já tiver participado de outro curso ou projeto de extensão pelo CBV e já for cadastrado, deve seguir para o passo 2, digitar o CPF e escolher a opção com o nome do curso. A inscrição, diretamente na página, dará acesso ao certificado digital ao final do curso.

Professores – O curso é composto por três módulos, que serão ministrados pelos professores mestres Vinícius Tocantins, que abordará as metodologias ativas e a aprendizagem baseada em problema; Cristiane Pereira, que apresentará pressupostos metodológicos e alternativas para o trabalho com projetos integradores; e Cristofe Rocha, que trabalhará diversas ferramentas aplicáveis ao contexto educacional.

O professor Vinícius Tocantins destaca a extensão como uma das alternativas para a formação de professores da rede pública. "Poder contribuir com esse curso de extensão, cuja proposta está focada na formação digital dos docentes da rede pública é uma grande honra. É uma oportunidade para apresentar a todos novas tecnologias digitais, que podem contribuir para a aprendizagem ativa e a educação do futuro", declarou.

Já para a professora Cristiane Pereira, há que se pensar nessa reconfiguração das práticas pedagógicas como forma de adequação às novas gerações. “As tecnologias digitais da informação e da comunicação no contexto educacional são metodologias de ensino fundamentais e necessárias de serem implementadas, por meio de projetos integradores interdisciplinares que requerem um repensar da prática pedagógica em sala de aula para alunos destas novas gerações Z e alpha”, disse.

CCS/Campus Boa Vista
30/9/19