Encontro de Egressos do Campus Boa Vista ocorrerá de 8 a 10 de novembro

por Virginia publicado 07/11/2018 18h25, última modificação 08/11/2018 17h44
Para conhecer a programação do encontro e efetuar sua inscrição acesse: http://boavista.ifrr.edu.br/extensao/egressos/eventos

Este ano, o Encontro de Egressos do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) terá como tema “Empreendendo sonhos e compartilhando sucessos”. O evento ocorre de 8 a 10 de novembro, no auditório do campus.

A extensa programação do evento, com palestras, mesa-redonda, relatos de experiências e exposições, está disponível no endereço http://boavista.ifrr.edu.br/extensao/egressos/eventos. Além da programação acadêmica, haverá a Gincana de Integração e a Caminhada Orientacional, no Parque Anauá, na manhã do dia 10, sábado, como marco do encerramento do encontro.

Minuto do egresso – Além da programação integrativa, nesse ano a Coordenação de Comunicação Social (CCS-CBV) preparou uma série de vídeos, com relatos de egressos que já estão no mercado de trabalho, atuando em suas áreas de formação, uma forma encontrada para incentivar outros jovens a ingressarem na instituição e apostarem na formação profissional. Em um minuto de gravação egressos de vários cursos do CBV, sejam técnicos ou superiores, contam um pouco de suas trajetórias no IFRR, os desafios enfrentados e a satisfação de alçarem seus objetivos.

O acompanhamento de egressos no IFRR está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e constitui-se em ação importante, pois possibilita o levantamento de informações sobre a situação dos ex-alunos no mundo do trabalho e fornece dados imprescindíveis para o planejamento, a definição e a retroalimentação das políticas educacionais da instituição.

Encontro - Pautado pelo PDI, o Encontro de Egressos 2018 do CBV pretende sintetizar estratégias empreendedoras do mercado atual, demonstrando uma visão mais completa do ser empreendedor.

De acordo com a coordenadora de Estágios do CBV e responsável pela organização do encontro, Raine Castro de Moura Carvalho, a principal finalidade do evento é buscar a aproximação da instituição com a realidade social e com o mercado de trabalho. “A partir das trocas de experiências, das interações, por meio do relato do ex-aluno que ingressou no mercado e também daquele que ainda não ingressou, teremos subsídios para avaliar nosso processo de ensino, para confirmar se realmente estamos no caminho certo”, disse.

Para a diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Vinhote Bentes, ao relembrar o passado, revive-se a história institucional, desde a época da Escola Técnica, passando pelo Cefet, até momento atual, destacando-se as diversas oportunidades que a instituição apresentou a cada ex-aluno. “Muitas histórias pessoais são revividas nos encontros de egressos, momentos complexos, até de dificuldade, de conquista, de superação, de grandes expectativas, de construção de histórias de vidas. Enfim, independentemente da situação vivenciada na instituição, todos os egressos fizeram parte da nossa história e contribuímos, de alguma forma, para a vida de cada um que por aqui passou. Portanto, esses encontros são sempre memoráveis, pois temos a oportunidade de estar novamente em contato com nossos ex-alunos, conversando, nos alegrando e relembrando situações inusitadas, e aproveitando para nos reaproximarmos”, destacou a diretora.

Semana da Biblioteca – Durante o Encontro de Egressos, ocorrerão também atividades alusivas à Semana da Biblioteca, que foi comemorada no período de 22 a 29 de outubro. A coordenadora de Biblioteca do CBV, Maria de Fátima Freire, explica que a programação é voltada ao incentivo à leitura. “Teremos o desapego de livros literários, onde a pessoa doará um livro em troca de outro, teremos também a cesta com o “chocolate literário”, onde em cada chocolate tem um trecho de uma obra literária famosa e a exposição de um painel com muitos corações e flores, espécies nativas do Monte Roraima. A ideia de reunir flores, corações e literatura é porque o livro é tão especial, que forma uma combinação perfeita com esses elementos, pois estes ativam a emoção, trazem a paz, amor e alegria ao coração, assim como a leitura”, enfatizou Maria de Fátima. Ela disse ainda que essa atividade é uma forma de integrar a comunidade acadêmica com os egressos que participarão do encontro, pois poderão interagir na troca de livros e no compartilhamento das obras e suas preferências.

CCS/Campus Boa Vista
7/11/18