Encontro Pedagógico inicia-se com discussão sobre a Organização Didática

por Virginia publicado 30/07/2019 15h00, última modificação 30/07/2019 21h15
O Encontro Pedagógico segue até quinta-feira, 1.º de agosto, finalizando com a reunião administrativa e a apresentação do Plano de Ação da Comissão Permanente de Avaliação (CPA)

Teve início, na manhã desta terça-feira, 30, o Encontro Pedagógico 2019.2 do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR). Neste primeiro dia do evento, as discussões estão voltadas à reelaboração da Organização Didática do IFRR.

Além do debate sobre o documento, o encontro propiciará a discussão de temas importantes relacionados ao contexto educacional, como igualdade de gênero e novas metodologias de aprendizagem, a exemplo das metodologias ativas e de aprendizagem híbrida, bem como o debate sobre a influência do professor na vida do aluno, uma atividade interventiva com foco na psicologia educacional.

Para a diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez, o momento educacional vigente ainda é de desafios, principalmente no campo orçamentário, que precisam ser vencidos com diálogo e decisões coletivas. “Ainda estamos em um momento delicado de contingenciamentos, no entanto devemos ter o entendimento de que precisamos continuar desenvolvendo nossas ações. Nesse sentido, a intenção deste encontro é justamente esta, promover mudanças e melhorias metodológicas. Temos vários desafios, como superar os resultados do Enade e do Enem, nos quais precisamos avançar, e receber novas comissões de avaliação dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que estão na iminência de serem avaliados. Então, muitos são os desafios que, juntos, precisamos vencer. Portanto, que todos tenham um semestre de êxito e que possam contribuir com suas competências pedagógicas para os processos de melhorias”, disse.

A pró-reitora de Ensino do IFRR, professora Sandra Grützmacher, chamou a atenção para o processo de discussão dos documentos institucionais. “Esse documentos representam nossas políticas, norteiam nossas ações, definem nossas linhas de atuação e não podemos fugir disso; daí a importância deste encontro”, declarou.

Programação – O Encontro Pedagógico segue até quinta-feira, 1.º de agosto, finalizando-se com a reunião administrativa e a apresentação do Plano de Ação da Comissão Permanente de Avaliação (CPA).

CCS/Campus Boa Vista
30/7/19