Ex-reitor do IFRR é homenageado durante o primeiro Ciclo de Palestras Acadêmicas 2018

por Virginia publicado 18/05/2018 17h55, última modificação 18/05/2018 18h11
O professor Edvaldo Pereira da Silva ocupou cargos nas áreas de ensino e extensão, foi reitor e também pró-reitor de Extensão

A noite desta quarta-feira, dia 16, foi marcada pelo saudosismo e pela emoção. Servidores e alunos do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), além de familiares, prestigiaram a homenagem feita ao professor Edvaldo Pereira da Silva, ex-reitor da instituição, durante a primeira edição do Ciclo de Palestras Acadêmicas de 2018.

Recentemente aposentado, ele foi o dirigente que mais tempo permaneceu na gestão do IF Roraima, ocupando cargos nas áreas de ensino e extensão. Foi diretor-geral do Centro Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Cefet), reitor pro tempore, à época da transformação em Instituto Federal, reitor e também pró-reitor de Extensão. Além de ter ocupado todos esses cargos, o professor é destacado como um dos profissionais que mais colaboraram com o processo de desenvolvimento institucional. Com seus conhecimentos e vasta experiência, sua atuação foi decisiva para a construção da trajetória histórica do IF Roraima.

“Toda a nossa trajetória histórica, as conquistas, as lutas para o desenvolvimento institucional passaram pelas mãos do Edvaldo. Sua atuação, sempre de forma comprometida, dedicada, foi decisiva para a garantia do lugar de destaque que ocupamos hoje. Sua liderança nos processos de discussões das políticas, dos programas e das ações determinou o sucesso da evolução da educação profissional ofertada pelo IF”, relatou a professora Joseane de Souza Cortez, diretora-geral do CBV.

Outro servidor que destacou a contribuição do professor Edvaldo foi o professor Arnóbio Gustavo de Magalhães, que ingressou na instituição na mesma época e que mantém estreita relação de amizade com o ex-reitor.

Mais homenagens e palavras de carinho foram gravadas em um vídeo exibido durante o evento, com depoimentos de profissionais que já passaram pelo IFRR e também de familiares.

Para o professor Edvaldo, receber essa homenagem é fruto do reconhecimento pelo seu trabalho, mas ele reconhece que não fez nada sozinho. “Sabemos que por aqui passaram, e passam, todos os dias, ao longo de muitos anos, os sonhos de muita gente, e a nossa responsabilidade é tamanha diante desses projetos de vida, pois não podemos frustrá-los. Precisamos ajudá-los a realizar esses sonhos. Foi por isso que sempre me dediquei. No entanto, todo esse trabalho, essas conquistas foram resultado do esforço e do trabalho de muitas mãos. Nunca estivemos sozinhos. Contamos com diversos profissionais, que entenderam nossa proposta de gestão. Então, agradeço a cada um, de forma especial, por ter colaborado e nos ajudado a fazer um trabalho que rendeu muitos frutos. Nosso muito obrigado a todos. Em minha despedida na Reitoria, disse aos colegas que saía da instituição, mas que ela não sairia de mim, pois passei boa parte da minha vida aqui dentro e tenho muito orgulho disso”, relatou o homenageado.

A ideia da homenagem partiu da equipe da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Dipesp), que aproveitou o momento da palestra no Ciclo de Palestras Acadêmicas para fazer essa surpresa ao professor.

CCS/Campus Boa Vista
18/5/2018