Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos Sustentáveis

Modalidade
Pós-graduação lato sensu na modalidade presencial


Matriz Curricular

Carga Horária
420h

Coordenação
Bruna Ramos Marinho

Nº de turmas: 01
Alunos por turma: 35
Atendidos: 35


Plano de Curso

Público Alvo :
Bacharéis ou Tecnólogos em Turismo e/ou Hotelaria e demais profissionais de Nível Superior em áreas afins.

Horário de Funcionamento :
Noturno.

Informações Gerais sobre o curso

Um dos temas mais controvertidos e discutidos no âmbito do turismo global tem sido a gestão do turismo sustentável, bem como o que atualmente tem despertado bastante interesse entre aqueles que estão envolvidos nesta questão. Neste sentido, a adequação da prática ao conhecimento sistematizado da área específica é uma necessidade premente.

Entre os profissionais que atuam no turismo, esta discussão segue mais longe. Isto porque, apesar do esforço, dedicação e do indiscutível domínio do conhecimento, por parte da maioria destes em torno do Planejamento e Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos Sustentáveis, são visíveis as dificuldades de alguns profissionais em lidar com as questões de políticas públicas específicas do turismo. Tais dificuldades, muitas vezes, são decorrentes de deficiências na formação acadêmica de alguns desses profissionais, como o não direcionamento nos estudos para o segmento em que atuam.

Talvez essas dificuldades em lidar com as questões de gestão estratégica do turismo aliada ao cenário atual tenha posto aos profissionais de turismo, de modo geral, uma série de desafios que, a cada ano, se expandem para um mercado mais competitivo e exigente. Esses desafios não se esboçam de forma independente, mas sim num contexto social mais amplo em que a exigência de conhecimentos sobre questões ambientais, socioculturais e econômicas são imprescindíveis. Isto se deve ao fato de a sociedade viver um processo de profundas mudanças que são caracterizadas pela necessidade de novas formas de organização empresarial, as quais se refletem no campo do profissional de turismo.

 A velocidade com que se produzem estas mudanças na área do conhecimento, da globalização e da competitividade pela conquista de novos mercados têm configurado um cenário marcado por alterações significativas, especialmente nos modos de produção, nas tecnologias da informação e na gestão pública. Os impactos dessas mudanças no campo do turismo transformam os espaços em novos desafios a serem enfrentados. Lidar com todos esses desafios que se apresentam, no exercício da profissão, tem requerido dos profissionais de turismo uma capacidade inovadora de produção de novos produtos e serviços, de reflexão sobre sua prática e de reorganização das suas ações, em diferentes níveis, de forma a superar as crescentes dificuldades que vão se colocando no cotidiano de seu trabalho.

Nessa perspectiva, o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos Sustentáveis apresenta-se como espaço privilegiado de construção, inclusive, de novas práticas da produção de conhecimento no âmbito dos empreendimentos e destinos turísticos, possibilitando formas de organização e de procedimentos de gerenciamento que extrapolem o espaço local e se estendam por outros espaços nacionais ou internacionais existentes.

Diante do exposto, traçou-se um conjunto de ações integradas, apoiadas em teorias e concepções de conhecimento sobre planejamento e gestão de empreendimentos e destinos turísticos, além da prática profissional empreendedora na área de turismo sustentável, na perspectiva de oferecer ao estudante possibilidades variadas de inserção no contexto de diferentes espaços institucionais e sociais.