AMBIENTE MOODLE – CAB oferece curso de elaboração de salas virtuais

por Rebeca publicado 08/03/2019 15h50, última modificação 13/03/2019 14h08
O Campus Avançado Bonfim está com inscrições abertas para o curso gratuito de Formação de Elaboração de Salas virtuais no Ambiente Moodle, de 30 horas. As inscrições ocorrem até 12 de março, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Coordenação de Extensão da unidade, que funciona na Escola Estadual Argentina Castelo Branco.

O Campus Avançado Bonfim está com inscrições abertas para o curso gratuito de Formação de Elaboração de Salas virtuais no Ambiente Moodle, de 30 horas. As inscrições ocorrem até 12 de março, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Coordenação de Extensão da unidade, que funciona na Escola Estadual Argentina Castelo Branco.

Destinado aos servidores do CAB, com vistas ao fortalecimento de competências para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, o curso, no entanto, pode ser ampliado aos professores das redes estadual e municipal, caso haja vagas remanescentes. No total, são oferecidas 25 vagas.

Para inscrição, os interessados devem preencher a ficha de inscrição no local, com nome, CPF, e-mail e contato telefônico. Caso não seja servidor do IFRR, deve apresentar uma declaração da escola em que trabalha liberando-o para fazer o curso.

A capacitação está dividida em dois momentos: o primeiro, presencial, com 12 horas-aula divididas em três encontros de quatro horas; o segundo, a distância, com duração de 18 horas. Os três encontros presenciais ocorrem no laboratório de informática do campus, nos dias 14, 21 e 28 de março, das 14h às 18h, e têm o apoio da Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead).

De acordo com a coordenadora de Extensão do CAB, Jullyandry Coutinho Viana dos Santos, o desenvolvimento dos encontros presenciais estará pautado em atividades teórico-práticas, descrevendo a configuração básica dos principais recursos e atividades disponíveis na versão mais atualizada do Moodle. “Esperamos que, a partir dessa formação, os servidores que venham atuar na EAD tenham mais habilidades para a criação das salas virtuais, recurso primordial para a execução do ensino na modalidade a distância no IFRR”, comentou.

O participante também vai implementar uma sala no ambiente virtual, desenvolver habilidades da prática de produção e ajustes em uma simulação de sala de aula virtual. “O objetivo é aprimorar o conhecimento em relação aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), a fim de possibilitar um melhor desenvolvimento das ações e instrumentalizar a equipe de servidores para o ensino a distância na plataforma Moodle com ênfase na criação de atividades”, explicou Jullyandry.

Conforme a coordenadora, o avanço e o desenvolvimento tecnológico estão transformando a maneira de ensinar o aprender. Além disso, o intenso ritmo do mundo globalizado e a complexidade crescente de tarefas que envolvem informação e tecnologia fazem com que o processo educativo presencial tenha que ser ampliado com novas alternativas de acesso ao conhecimento.

Para que o processo de ensino-aprendizagem flua de forma significativa nas interações professor-aluno, pode-se dizer que o design do material consiste em um dos aspectos essenciais. “Nos últimos anos, os ambientes virtuais de aprendizagem estão sendo cada vez mais utilizados nos âmbitos acadêmico e corporativo como uma opção tecnológica para atender a uma demanda educacional”, afirmou Jullyandry.

 

Rebeca Lopes
Foto: IFRR
Ascom/Reitoria
8/3/19
« Maio 2019 »
month-5
Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1