25 ANOS – Abertura da programação de aniversário do IFRR ocorre na segunda-feira, 4

por Sofia Lampert publicado 01/06/2018 14h50, última modificação 04/06/2018 12h36
O destaque da cerimônia vai ficar a cargo da apresentação de duas novas tecnologias, uma desenvolvida pelo IFRR e outra em parceria com a Universidade Federal de Roraima

Na próxima segunda-feira, dia 4, às 9h30, no anfiteatro da Reitoria, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) inicia oficialmente as comemorações do seu aniversário de 25 anos no estado, contados desde sua implantação como Escola Técnica Federal de Roraima, em 30 de junho de 1993, até hoje, e de 10 anos como instituto, a partir da sanção da Lei 11.892, em 29 de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Na oportunidade, serão anunciadas  três campanhas de utilidade pública direcionadas à comunidade acadêmica sobre voto ético, importância da doação de sangue e preservação ambiental, que contam com a participação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), do Hemocentro de Roraima (Hemoraima), da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e da Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caerr).

O destaque da cerimônia de abertura vai ficar a cargo da apresentação de duas novas tecnologias, uma desenvolvida pelo IFRR e outra em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), cujos pedidos de patentes foram depositados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). As apresentações marcam o início da Semana de Empreendedorismo e Inovação (Semei 2018), que ocorre no Campus Boa Vista (CBV), a partir das 19 horas da segunda-feira, 4.

Intitulada “coletor de efluentes em profundidade”, a primeira tecnologiaque será apresentada é resultado de pesquisa realizada pela professora do CBV Márcia Brazão e pelos pesquisadores da UFRR Fabiana Granja e Derlano Capucho.  O depósito de patente ocorreu em cotitularidade com a universidade.

A segunda trata-se de uma criação do Campus Novo Paraíso (CNP), por meio da pesquisa do professor Guilherme Turcatel Alves, que aplicou extratos do fruto da palmeira tucumã no biodiesel, criando um aditivo natural antioxidante capaz de aumentar a vida útil desse tipo de combustível, além de facilitar seu transporte e escoamento.

No evento, o público presente também poderá conferir a exposição fotográfica itinerante “Conexões”. Ela irá percorrer as seis unidades do IFRR contando um pouco da história da instituição, desde sua criação como Escola Técnica Federal de Roraima, passando pelo Cefet-RR, até a atual estrutura, que atende mais de 4 mil estudantes, entre jovens e adultos, nas modalidades presencial e a distância.

Para a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, o calendário de aniversário vai colaborar com o conhecimento e a valorização da educação profissional no estado. “Estamos confiantes de que, por meio das atividades realizadas, o público terá novas oportunidades de conhecer as ações desenvolvidas e o compromisso social do Instituto Federal de Roraima, que tem conseguido, por meio do esmero de servidores e estudantes, manter, mesmo diante dos atuais desafios enfrentados pelas instituições de ensino do País, o nível de excelência na educação superior, básica, profissional e pluricurricular característico da Rede Federal”, destacou.

Após a cerimônia de abertura, à noite, será promovida, no auditório do CBV, a primeira palestra da Semei 2018, com o tema “Estratégias para impulsionar negócios digitais”, ministrada por Graciela Missio, do Sebrae-RR. O evento segue até quinta-feira, 7, com workshops e palestras voltadas para os públicos interno e externo. Outras informações sobre a Semei 2018 podem ser obtidas no endereço semei.ifrr.edu.br e pelos e-mails empreendedorismo.proex@ifrr.edu.br e nit@ifrr.edu.br.

1/6/2018