Aplicação de provas do concurso do IFRR será neste domingo, 12

por Sofia Lampert publicado 11/01/2020 16h45, última modificação 13/01/2020 16h38
Concurso teve mais de 17 mil inscritos, sendo quase 6 mil para o cargo de docente e mais de 12 mil para técnico administrativo em educação (TAE)

Neste domingo, 12, serão realizadas as provas do concurso público do Instituto Federal de Roraima para os cargos de docente e técnico administrativo em educação (TAE). As provas serão aplicadas exclusivamente em instituições de Boa Vista (RR).

Os concorrentes devem conferir o local, horário e outras informações sobre a aplicação da prova no site da organizadora do concurso, por meio do endereço www.idecan.org.br. Os candidatos ao cargo de docente farão a prova objetiva no período matutino e são regidos pelo EDITAL Nº 15. Já os candidatos ao cargo de técnico administrativo em educação (TAE), que farão a prova no período vespertino, devem observar as normas do EDITAL Nº 14.

O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente e de ponta grossa, do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) e de documento de identidade original.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por 50 questões de múltipla escolha que versarão sobre língua portuguesa, raciocínio lógico, legislação do serviço/servidor público federal e conhecimentos específicos. É importante o candidato estar atento ao tipo de prova que receberá (tipo 1 ou tipo 2, tipo A ou tipo B), para inserir essa informação no cartão-resposta, no espaço determinado, para que possa haver a correção do material.

Os gabaritos das provas preliminares devem ser publicados no site da organizadora do concurso na terça-feira, dia 14 de janeiro, e o candidato poderá interpor recursos entre os dias 15 e 16 de janeiro. No caso dos candidatos ao cargo de docente, serão convocados para a prova de desempenho didático os aprovados na prova objetiva e que estejam classificados dentro do quantitativo estabelecido no referido edital posteriormente.

Para o cargo de professor foram 5.950 inscritos, que concorrem a 46 vagas, mais 164 para cadastro de reserva; e para os cargos de TAE foram 12.152 inscritos, que pleiteam a uma das 18 vagas, mais 66 para cadastro de reserva.

PREPARAÇÃO

Na tarde desta sexta-feira, 10, a comissão organizadora do IFRR e gestores do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) se reuniram para verificar o andamento dos trabalhos.

O presidente da comissão organizadora do concurso do IFRR, professor Ismayl Cortez, falou sobre a perspectiva dos novos servidores que farão parte da instituição em breve: “esse concurso vai reforçar nosso quadro de servidores de todos os campi e reitoria. As vagas escolhidas para fazer parte do edital foram selecionadas para atender tais necessidades, das diversas unidades da instituição.”

A diretora de gestão de pessoas, Jadinéa Leandro Leite, comentou que o número de inscritos superou as expectativas institucionais, demonstrando o interesse de muitas pessoas trabalharem no IFRR. “Há cargos que devem ter provimento muito em breve, haja vista a grande necessidade da instituição”, declarou.

O gestor de projetos e coordenador nacional João Divino de Melo contou que o trabalho de seleção dos espaços escolares e acadêmicos iniciou há mais de três meses, incluindo visita técnica para observar a capacidade e a estrutura física dessas instituições. Melo explicou ainda que os candidatos que prestarão concursos nos dois turnos, realizassem as provas na mesma escola, considerando as questões de transporte e do tempo.

Conforme dados da organizadora, são 600 profissionais envolvidos na aplicação da prova, todos seguindo os padrões de segurança, de uma organização que tem expertise nesse tipo de trabalho. Neste sábado, 11, às 14 horas, haverá um seminário de alinhamento para os coordenadores e a partir das 16 horas uma reunião com os fiscais das provas.

Sofia Lampert
Fotos: Marcio Mota