Conif comemora a realização da centésima reunião

por Sofia Lampert publicado 09/10/2019 21h10, última modificação 10/10/2019 12h31

Em 10 anos, muitos debates e proposições passaram pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), criado em 24 de março de 2009. Temas como orçamento, carreiras – docente e técnico-administrativo –, Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), parcerias internacionais e tantos outros pautaram intensas discussões. Assim, trabalhando para a consolidação da Rede Federal e com foco na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, o colegiado chegou a sua 100ª Reunião Ordinária, que acontece de 8 a 10 de outubro, em Guarapari (ES), durante a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2019 (JIF).

Para recordar a trajetória da primeira década do Conselho e a contribuição daqueles que passaram pelo colegiado, os conselheiros dedicaram um momento da reunião à exibição de um vídeo que traz recortes de diversas fases institucionais e, a partir disso, refletiram sobre o desempenho nesse período. “As reuniões plenárias acompanham a evolução e os desafios da Rede Federal. Antes de qualquer ação de maior impacto, esses encontros são justamente o espaço que utilizamos para pensar estratégias de gestão em prol do fortalecimento da educação profissional e tecnológica”, afirma o presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Dos atuais conselheiros, o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Jose Pela, é o único que participou da criação do Conif, em 2009. Ele reforça que, assim como os institutos federais surgiram a partir da fusão de 31 Centros Federais de Educação Tecnológica, sete Escolas Técnicas Federais, 39 Escolas Agrotécnicas Federais, 75 Unidades Descentralizadas de Ensino e oito Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, o Conif também representa a integração de órgãos colegiados dessas instituições. “Naquela época, com o apoio do Ministério da Educação, nos unimos para pensar uma instituição com uma nova institucionalidade, que pudesse fazer ensino, pesquisa e extensão”, recapitula sobre a fase de concepção dos institutos federais.

Sobre a renovação do Conselho Pleno, Jadir ressalta que o “time” sempre foi formado por servidores da educação dedicados às pautas da Rede Federal. “Conseguimos sair da condição de ofertantes e entrar na pesquisa e no debate da implantação da educação profissional, a exemplo do ProfEPT [Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica]. Hoje somos reconhecidos por dominar o estudo, a aplicação e as possibilidades do mundo do trabalho, o que antes era muito atribuído às universidades. Temos grandes resultados da luta de todas as pessoas que passaram pelo Conif”, avalia.

Acaso – Coincidentemente, o reitor da instituição capixaba é o anfitrião da centésima reunião do Conif e do décimo JIF que, neste ano, comemora os 110 anos da Rede Federal. “Por eu ter tido a oportunidade de participar da agenda de implantação do Conselho, isso tem todo um simbolismo. Nós, do Ifes, estamos muito felizes e orgulhosos deste momento”, finaliza.

Lena Marinho
Conif
(61) 3966-7230

Disponível em <http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/3041-conif-comemora-a-realizacao-da-centesima-reuniao?Itemid=609>. Acessado em 9/10/2019.

« Abril 2024 »