DIA C DA CIÊNCIA – IFRR vai apresentar vitrine tecnológica nesta quarta-feira

por Sofia Lampert publicado 15/10/2018 19h35, última modificação 17/10/2018 20h29
A programação conta com palestras, exposições, ações de inovação, ciência e tecnologia, oficinas, vitrine tecnológica

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), um dos parceiros na realização do Dia C da Ciência, que ocorre nesta quarta-feira, 17, estará presente na mobilização feita por instituições e empresas de Roraima. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do instituto vai estar com uma vitrine tecnológica, das 9h às 12h, no bloco 8 da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que recebe a maioria da programação.

Alunos e professores dos Campi Boa Vista (CBV), Novo Paraíso (CNP) e Amajari (CAM) irão participar do evento. Serão apresentadas quatro tecnologias na vitrine, sendo três depósitos de patentes e mais um registro de software. As patentes são a lenha ecológica, o aditivo natural antioxidante a partir do extrato do fruto de tucumã para uso em biodiesel e o coletor de efluentes em profundidade, produzido em parceria com a UFRR.

Essas tecnologias e a produção de biogás estarão expostas pelo NIT/IFRR na vitrine tecnológica. O CAM vai expor o sistema de recirculação para a produção sustentável de alevinos; o CBV, um vídeo institucional sobre os dez anos de pesquisa do campus.

Além da vitrine tecnológica, a programação vai contar com palestras, exposições de projetos de pesquisa, de ações de inovação, ciência e tecnologia, oficinas, entre outras atividades. Para conferir tudo o que foi preparado, basta acessar o site nacional do evento.

O objetivo do Dia C da Ciência é realizar atividades em escolas, museus, espaços públicos e espaços institucionais, próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como estas influenciam o cotidiano de todo cidadão.

O Dia C é uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (Copropi) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). Corresponde à quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Brasileira. Em Roraima, ocorre pelo segundo ano consecutivo.

MOBILIZAÇÃO

O evento, no estado, é resultado de parceria entre o IFRR, a UFRR, a Universidade Estadual de Roraima (Uerr), o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Federação das Indústrias de Roraima (Fier), a Federação do Comércio de Roraima (Fecomércio), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Buriti Valley, a Patrulha Eureka, a Ideias e Negócios, e a Ticket Phone.

Rebeca Lopes
Fotos: Nenzinho Soares/