GOVERNO DO ESTADO – UFRR e IFRR irão sabatinar candidatos ao cargo

por Sofia Rodrigues Lampert publicado 11/09/2018 16h30, última modificação 13/09/2018 10h47
Evento ocorre em 1.° de outubro, a partir das 18h30, no Centro Amazônico de Fronteiras

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto Federal de Roraima (IFRR) promovem sabatina com os cinco candidatos ao Governo de Roraima no próximo mês, dia 1.° de outubro, a partir das 18h30, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF).

Essa data foi confirmada na manhã desta terça-feira, 11, em reunião da comissão organizadora com os assessores dos candidatos, ocorrida no gabinete da Reitoria da UFRR. Na ocasião, foram repassadas instruções de como será a sabatina, realizado o sorteio da ordem de fala dos candidatos e assinados os termos de compromisso.

De acordo com sorteio feito pelo reitor da UFRR, professor Jefferson Fernandes, o primeiro candidato a ser sabatinado será Fábio Almeida, às 18h30. Posteriormente, será a vez de Suely Campos, às 19 horas, seguida de Telmário Mota, às 19h30, Anchieta Júnior, às 20 horas, e Antônio Denarium, às 20h30.

Fernandes destacou o papel da união das instituições no incentivo à realização de evento dessa categoria. "É papel das universidades criar espaços democráticos para o debate qualificado de ideias. Sairemos mais fortalecidos e quem ganha é a democracia", disse.

A reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, também enfatizou a importância da integração das duas instituições de educação federais, considerando a missão conjunta de preparação de profissionais para o mercado de trabalho e de formadores de opinião. “Além disso, acreditamos que a sabatina vai oferecer às comunidades interna e externa oportunidade de conhecer melhor o plano de governo e o pensamento de cada candidato para o desenvolvimento de Roraima”, complementou.

Durante a sabatina, os cinco candidatos ao cargo de governador do estado irão responder perguntas sobre saúde, educação, gestão pública, desenvolvimento regional e segurança pública. Todos esses temas abrangem a interface temática “questão migratória”.

Será disponibilizado, de 14 a 25 de setembro, nos sites do IFRR e da UFRR, formulário eletrônico para que o público em geral possa encaminhar sugestões de perguntas sobre os temas preestabelecidos. Os candidatos não terão acesso prévio a elas.

Na sabatina, professores das duas instituições especialistas nas áreas abordadas farão as perguntas, previamente selecionadas. A marcação do tempo será feita da seguinte forma: 30 segundos para a pergunta; 120 segundos para a resposta; 30 segundos para nova pergunta ou solicitação de esclarecimento; e mais 120 segundos para resposta.

Regras – No dia do evento, não haverá microfone aberto ao público, considerando que o tempo estará cronometrado para perguntas e respostas a que os candidatos serão submetidos individualmente no palco.  

A organização não irá permitir panfletagem, claquete, bandeiras e faixas de candidatos no espaço do evento. Equipes de filmagem de candidatos também não poderão fazer qualquer registro.

Já a imprensa local poderá participar mediante prévio cadastro na coordenação do evento. Mas não será permitido captação de imagens para uso em outros fins que não os didático-pedagógicos propostos para a atividade.

Texto: Comunicação UFRR e IFRR
Fotos: Nenzinho Soares 
« Outubro 2018 »
month-10
Se Te Qu Qu Se Sa Do
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4