IFRR celebra convênios de concessão de estágios com instituições de ensino

por Sofia Lampert publicado 08/10/2018 21h45, última modificação 08/10/2018 21h45

Desde a semana passada, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) celebra convênios de concessão de estágios com duas instituições de ensino de Boa Vista: a Ação Educacional Claretiana (Educlar) e o Serviço Social do Comércio (Sesc). O termo de concessão de estágios com a Educlar foi assinado na quinta-feira, dia 4, no Gabinete da reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, com a presença desta, do pró-reitor de Extensão em exercício, Vinícius Tocantins, e do supervisor do polo da Educlar em Boa Vista, Mateus Aleixo. O segundo será assinado nesta semana.

Sandra Mara explicou que o convênio entre o IFRR e as duas instituições privadas é uma via de mão dupla. “Tanto nossos alunos poderão realizar seus estágios curriculares como as empresas contar com profissionais de nível técnico de comprovada qualidade. Na atual conjuntura econômica do País e, principalmente, do nosso estado, a união entre o público e o privado é uma condicionante essencial para a formação profissional", disse.

O pró-reitor de Extensão em exercício, Vinícius Tocantins, também destacou a importância da parceria. "Parcerias como estas, firmadas com o Claretiano e o Sesc, reforçam o compromisso institucional para a fortalecimento do relacionamento do IFRR com as demais instituições locais, além do apoio e da ampliação das possibilidades de estágios aos nossos estudantes”, frisou.

Segundo o supervisor da Educlar, Mateus Aleixo, 80% dos estagiários que passam pela organização são contratados.  Ele também falou do interesse em ampliar o convênio, para que os estudantes da Educlar possam fazer seu estágio no IFRR.

Estágio curricular – As concessões de estágio têm o objetivo de proporcionar ao estudante experiências e atividades práticas relacionadas à sua área de formação, preparando-o para a empregabilidade, a vida cidadã e o trabalho.  A formalização de cada estágio será feita mediante carta de apresentação, termo de compromisso de estágio e plano de atividade.

Sofia Lampert
Foto: Erick Vieira