IFRR: mais de 12 mil compareceram ao concurso público

por Sofia Lampert publicado 13/01/2020 17h35, última modificação 13/01/2020 17h52
Mais de 12 mil candidatos realizaram as provas do concurso público do Instituto Federal de Roraima (IFRR) neste domingo, 12

Neste domingo, 12, houve a aplicação de provas do concurso do Instituto Federal de Roraima (IFRR) em diversas escolas e faculdades de Boa Vista (RR). Conforme os dados do Idecan, organizadora do certame, dos mais de 17 mil inscritos, 12.097 pessoas compareceram aos locais de prova.

O certame para docente ocorreu pela manhã e registrou uma maior abstenção, com 41,11% de faltosos. A seleção de técnicos foi aplicada durante a tarde e teve 26,89% de evasão. As provas foram realizadas em diversas escolas e faculdades de Boa Vista, capital de Roraima.

Os gabaritos das provas preliminares devem ser publicados no site da organizadora do concurso na terça-feira, dia 14 de janeiro, e o candidato poderá interpor recursos entre os dias 15 e 16 de janeiro. No caso dos candidatos ao cargo de docente, serão convocados para a prova de desempenho didático os aprovados na prova objetiva e que estejam classificados dentro do quantitativo estabelecido no referido edital posteriormente.

Os candidatos devem continuar acompanhando as informações no site da organizadora do concurso, por meio do endereço www.idecan.org.br. Os candidatos ao cargo de docente são regidos pelo EDITAL Nº 15. Já os inscritos para o cargo de técnico administrativo em educação (TAE) devem observar as normas do EDITAL Nº 14.

VAGAS

Para o cargo de professor EBTT, são ofertadas 46 vagas, sendo 164 para cadastro de reserva, divididas entre as áreas de Informática, Letras/Língua Portuguesa, Administração, Educação Física, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Engenharia Agrícola, História, Comércio Exterior, Gestão Pública, Design Gráfico, Agronomia, Artes, Biologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Física, Letras/Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Inglês, Matemática e Zootecnia.

No caso dos TAEs, são 18 vagas abertas, sendo 66 para cadastro de reserva. Para os candidatos de nível médio/técnico, as vagas são para Assistente de Administração, Assistente de Aluno, Técnico em Agropecuária, Técnico em Laboratório/Aquicultura e Técnico em Tecnologia da Informação. Em nível superior, elas estão dividas entre Administrador, Assistente Social, Auditor, Economista, Pedagogo e Técnico em Assuntos Educacionais.

AVALIAÇÃO

Atualmente, o IFRR conta com seis unidades, sendo três na capital do Estado de Roraima, Boa Vista, e outras três nos Municípios de Caracaraí, Amajari e Bonfim, onde atuam cerca de 700 servidores. O último concurso para o instituto ocorreu em 2015 e ofertou 44 vagas. O presidente da comissão organizadora do concurso do IFRR, professor Ismayl Cortez, falou sobre a perspectiva dos novos servidores que farão parte da instituição em breve: “esse concurso vai reforçar nosso quadro de servidores de todos os campi e reitoria. As vagas escolhidas para fazer parte do edital foram selecionadas para atender tais necessidades, das diversas unidades da instituição.”

A reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, avaliou  que “até o presente momento estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado pela organizadora do concurso, tudo foi realizado com tranquilidade e com grande segurança tecnológica e de pessoal”. Além disso, a gestora destacou que  a recomposição da força de trabalho do IFRR superou as expectativas no número de candidatos inscritos, para os dois editais.

Entre os candidatos que foram fazer a prova na Faculdade Cathedral, estava a psicóloga Priscila Cavalcante, que pleiteia uma vaga para docente dessa área. Atualmente ela é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), da Rede Federal, ofertado aqui em Roraima pelo Campus Boa Vista do IFRR. Antes de entrar na sala, Prisicila comentou que deseja muito fazer parte do quadro de servidores do instituto e a importância do profissional de psicologia no ambiente escolar.

Após concluir a prova na Escola Estadual Professor Severino Gonçalo Gomes Cavalcante, o candidato ao cargo de docente na área de pedagogia, Gabriel Ramos de Oliveira, disse que “a prova apresentou dificuldade média, sendo a parte mais complexa as questões de legislação”. O professor Gabriel veio de Caxias do Sul (RS), ainda não conhecia a região norte e pontuou “embora não esteja habituado com o calor tão intenso, a cidade é muito agradável e acolhedora”.

Sofia Lampert
Fotos: Marcio Mota e Jackson Tomé