Mestrado ProfEPT – Coordenadores local e nacional apresentam informações a docentes do IFRR credenciados pelo programa

por Sofia Lampert publicado 16/10/2018 15h40, última modificação 27/12/2021 14h39

Na quinta-feira, dia 11, gestores e professores que farão parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) se reuniram, na sala de reuniões da Reitoria, para conhecer mais o programa.

A apresentação do ProfEPT foi feita pelo coordenador do polo de Boa Vista, professor Gilberto Pivetta, do IFRR, e pela coordenadora adjunta nacional do programa, professora Ana Cláudia Ribeiro de Souza, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Durante a apresentação, os coordenadores, local e nacional, explicaram o que é o programa, a sua abrangência, o processo de seleção dos discentes, a importância da dedicação dos professores credenciados, entre outros assuntos.

Para a coordenadora nacional do ProEPT, “ofertar esse curso irá fortalecer a produção acadêmica da instituição, corroborando para germinar a possibilidade de outros mestrados futuramente”. A reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, enalteceu a história das duas instituições e expressou sua alegria em poder ofertar o mestrado: “Vocês (Ifam) têm mais de 100 anos e nos inspiram; e nós (IFRR), com nossos 25 anos, estamos muito contentes de estar ofertando o nosso primeiro mestrado pela Rede Federal”, disse.

Já o coordenador local do programa, Gilberto Pivetta, destacou que a área EPT é nova e que precisa ser estudada. “E, com certeza, é de muito interesse da sociedade, tanto que, ano passado, concorreram mais de 2 mil pessoas às vagas ofertadas pelo Ifam”, completou.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica do IFRR, Fabiana Sbaraini, disse que o mestrado pela Rede Federal no IFRR contribuirá para o crescimento do estado e da instituição, bem como para a melhoria da qualificação profissional na área de ensino”.   Segundo ela, o polo local do ProfEPT será o Campus Boa Vista e contará com professores doutores da própria unidade e dos Campi Boa Vista Zona Oeste, Amajari e Novo Paraíso.

Os docentes do IFRR credenciados pelo programa irão participar do IV Seminário de Alinhamento Conceitual do ProfEPT, em Goiânia (GO), do dia 7 a 9 do próximo mês. Organizado e sediado pelo Instituto Federal de Goiânia, o evento, deve reunir todos os docentes credenciados. São cerca de 400 professores das instituições associadas, compostas por 38 Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, pelo Colégio Pedro II e pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Seleção dos alunos – A admissão de discentes no ProfEPT se dá por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), realizado uma vez por ano, simultaneamente, nas instituições associadas.  A seleção dos aprovados é feita mediante a classificação no ENA, e as ofertas de vagas são feitas separadamente para cada instituição associada. A prova possivelmente será composta por 50 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas, com previsão de aplicação para o dia 5 de maio de 2019.

O ProfEPT conduz ao título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Na modalidade semipresencial, o curso tem uma previsão de carga horária de 480 horas. É coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O próximo edital, para as aulas que se iniciam em 2019.2, está previsto para ser publicado na segunda quinzena de dezembro. A previsão de vagas pelo IFRR é de 22, sendo 11 para servidores da Rede Federal e 11 para a comunidade. Quem quiser conferir os editais anteriores para começar a se preparar deve  acessar o site https://profept.selecao.net.br/.

HISTÓRICO

O credenciamento do IFRR para ofertar o mestrado da Rede Federal ocorreu recentemente, no dia 5 de setembro. Com as adesões deste ano, o ProfEPT agora conta com 40 instituições da Rede Federal e mais de 300 professores credenciados para atuar no programa. Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o ProfEPT tem como objetivo qualificar servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o público em geral, visando tanto à produção de conhecimento quanto ao desenvolvimento de novos produtos educacionais. Desde o primeiro edital, aberto em 2017, mais de 1.000 vagas foram ofertadas, sendo 50% delas destinadas aos servidores do quadro permanente da Rede Federal.

Sofia Lampert
Fotos: Regina Lopes e Sofia Lampert