Criação da Rede OMT Amazônico é discutida em reunião

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 16/04/2019 15h10, última modificação 16/04/2019 15h17
O encontro visa definir políticas que possam ser aplicadas nos institutos do norte do país

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) e Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) reúnem-se, nesta quarta-feira, 17, com o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Pará (IFPA), professor Fabrício Alho, para dialogar sobre a criação da Rede Observatório do Mundo do Trabalho (OMT) Amazônico. O encontro visa discutir a integração entre os institutos do norte e o fortalecimento dos OMT’s, com o intuito de atender a missão institucional, cada vez mais alinhada às necessidades da sociedade.

Segundo o pró-reitor de Extensão do IFRR, Nadson Castro, na reunião do dia 17, a intenção é elaborar um documento para ser apresentado no Fórum dos Pró-Reitores da Região Norte, que ocorre em junho. “A ideia inicial é apresentar esse documento no fórum regional e esperamos que ele possa passar pelos demais trâmites, até ser apresentado na Câmara de Extensão do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica)”, declarou.

O Observatório do Mundo do Trabalho foi criado em toda a Rede Federal com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas para subsidiar os gestores na tomada de decisões sobre a oferta de cursos na educação profissional, conforme as necessidades do mundo do trabalho. No IFRR, o OMT é formado por uma comissão permanente.

Conforme a presidente da comissão, servidora Marcele Brito, o OMT está retomando os trabalhos. “Recentemente fizemos uma visita aos campi com realização de entrevistas, nas quais dialogamos com os gestores de ensino e extensão sobre os cursos ofertados, estágio, parcerias, inovações e empreendedorismo. Estamos em fase de elaboração do relatório dessas visitas e em seguida partiremos para a construção das diretrizes do OMT/IFRR”, conta.

Bruna Castelo Branco
16/4/2019