Divulgados editais de cursos de aperfeiçoamento em três países

por Rebeca publicado 15/02/2019 18h40, última modificação 18/02/2019 11h21

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 8 de fevereiro, três editais para capacitação de profissionais da educação básica na Irlanda, no Canadá e nos Estados Unidos. As inscrições, gratuitas, são feitas on-line com preenchimento de formulário e envio de documentos pela internet.

Na edição 2018 do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) teve três docentes selecionados pela Comissão Fulbright para um curso de aperfeiçoamento em metodologias de ensino de língua inglesa e cultura norte-americana. Todas as despesas foram pagas, durante seis semanas, no Instituto de Língua Inglesa da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos. Os três profissionais foram os únicos de Roraima a participar da iniciativa.

Para o assessor de Relações Internacionais do IFRR, Miguel Felix de Araújo Júnior, fica a expectativa de que mais profissionais da língua inglesa possam participar dessa edição do programa, que teve seu escopo ampliado para além dos EUA e que agora também conta como destinos o Canadá e a Irlanda.

EDITAIS – O primeiro é voltado aos professores de língua inglesa. Nele é oferecido um curso intensivo de seis semanas em universidade nos Estados Unidos. As vagas são para professores que estejam em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica. Entre os benefícios estão ajuda de custo e material didático do curso.

Em parceria com o Mary Immaculate College, o segundo edital propõe o desenvolvimento de profissionais da educação básica na Irlanda. O programa tem como meta, além do treinamento em língua inglesa, o desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão pedagógica para profissionais de supervisão. O curso tem duração de doze meses.

E o último documento, e não menos importante, é promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan). Dividida em duas partes – a primeira um curso básico de inglês, e a segunda um curso de formação para professores, voltado para gestão de sala de aula e aprendizagem centrada no aluno –, a capacitação dura oito meses e tem como alvo professores em efetivo exercício nas escolas públicas das redes estadual, municipal e distrital.

Outras informações sobre requisitos e benefícios estão disponíveis nos editais, nas páginas dos programas:

Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores da Educação Básica no Canadá (Edital 03/2019);

Programa Desenvolvimento Profissional para Professores da Educação Básica na Irlanda (Edital 02/2019);

Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI) nos EUA  (Edital 04/2019).

Texto adaptado CCS/Capes em Brasília
Publicação: Ascom/Reitoria