FOCO NO ALUNO – Permanência e êxito é tema de encontro no IFRR

por Virginia publicado 27/09/2018 15h13, última modificação 27/09/2018 15h13
O evento, realizado no auditório do Campus Boa Vista (CBV), começou na manhã desta quinta-feira, 27, e encerra-se na sexta-feira, 28.

Um dos grandes desafios das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em todo o País é, além de promover o acesso aos cursos técnicos e superiores, garantir a permanência dos estudantes e o êxito em seus percursos formativos. Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), com o apoio da Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead) e das demais pró-reitorias, organizou o Encontro Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRR. O evento, realizado no auditório do Campus Boa Vista (CBV), começou na manhã desta quinta-feira, 27, e encerra-se na sexta-feira, 28.

O objetivo principal do encontro é debater questões relevantes para o desenvolvimento do processo educacional do IFRR, como o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), a evasão e a retenção de estudantes nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

Segundo a pró-reitora de Ensino da instituição, professora Sandra Grutzmacher, o evento foi planejado com o intuito de produzir um importante documento. “Baseados nas discussões, debates e reflexões surgidos no encontro, iremos elaborar a Política de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRR. As discussões também já foram iniciadas nos campi e, a partir deste evento, iremos construir esse importante documento”, explicou.

O diretor-geral em exercício do Campus Boa Vista, professor Ananias Noronha Filho, destacou que, além de se pensar na elaboração da política, devem-se definir estratégias que promovam a efetividade dessa política. “Tanto as equipes pedagógicas quanto as equipes gestoras e os profissionais da assistência estudantil devem traçar metas para se garantir o acesso, a permanência e o êxito no âmbito do IFRR, garantindo-se, simultaneamente, a qualidade do ensino e da educação profissional por nós ofertados”, disse.

Assim como Noronha, a reitora do IFRR, professora Sandra Mara de Paula Dias Botelho, ressalta a importância de se garantir a efetividade da política. “Quando falamos em garantir o acesso, a permanência e o êxito, precisamos pensar que se trata de um esforço conjunto, pois todos os campi devem envidar esforços, principalmente os do interior, que enfrentam situações mais adversas. Tenho certeza de que esse evento oportunizará importantes reflexões e discussões positivas no sentido de se buscarem alternativas para a implementação dessa política”, enfatizou.

Programação – A primeira palestra do encontro foi proferida pela professora mestre Nilva Schroeder, do IF Brasília, que abordou o tema “Permanência e êxito: desafios e ações articuladas”.

Na parte da tarde, às 14 horas, serão apresentados os relatos das experiências exitosas dos campi do IFRR. Às 16h30, ocorrerá a mesa-redonda sobre o Proeja, com a professora Nilva e o professor doutor Ananias Noronha Filho, diretor de Ensino do Campus Boa Vista. A mediadora será a professora doutora Alessandra Fortes, do Campus Amajari. Para encerrar as atividades do primeiro dia, ocorrerá um relato de experiência de um egresso.

Segundo dia No dia 28, às 8h30, às 9 horas, será a vez da professora doutora Marcelina Teruko Fujii Maschio, do IF Mato Grosso do Sul (IFMS) falar sobre a “Permanência e êxito: da reflexão à ação”. Após a palestra, será aprovado o cronograma para a construção do Plano Institucional de Permanência e Êxito.

Já no período da tarde, das 14h às 18h, será retomada a discussão sobre as atribuições de setores estratégicos para a instituição.

Professores, técnicos e estudantes dos cinco campi do IFRR são convidados a participar do evento, uma vez que o sucesso da implementação de políticas relacionadas à permanência e ao êxito estudantil dependem de um esforço conjunto daqueles que compõem a instituição.

CCS/Campus Boa Vista
27/09/2018