GESTÃO DE PESSOAS – Encontro reúne profissionais da área para fomentar discussões e melhorias

por Virginia publicado 26/09/2018 15h30, última modificação 26/09/2018 18h07

Na manhã desta quarta-feira, dia 26, na sala de teleconferência do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), teve início o I Encontro de Gestão de Pessoas da instituição. Organizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), o evento, com o tema Desafios e Oportunidades da Gestão de Pessoas, tem como principal objetivo discutir  processos de gestão de pessoas, com foco na melhoria dos serviços prestados, em prol do desenvolvimento dos servidores.

Esse é um tema bastante atual no contexto que envolve as relações interpessoais no ambiente institucional, pois é sabido que, quando se investe no desenvolvimento do servidor, seja em ações de capacitação, seja em ações que promovam o bem-estar e a saúde, se avança nas outras áreas institucionais, já que ele trabalhará muito mais motivado e será muito mais produtivo no desempenho de suas funções.

A reitora do IFRR, professora Sandra Mara de Paula Dias Botelho, destacou o tamanho da Rede Federal como um dos desafios da gestão de pessoas, considerando ainda as exigências dos órgãos de controle. “São visíveis os entraves para a implementação das políticas relacionadas à gestão de pessoas, além do adoecimento de elevado percentual de servidores diante das circunstâncias enfrentadas no trabalho. Nesse sentido, esperamos que, a partir deste encontro, possamos refletir sobre nossas práticas em busca de ideias e projetos que possam otimizar os processos relacionados à área”, enfatizou.

Conforme a diretora da DGP do IFRR, Jadinéa Leandro Leite, a gestão de pessoas carece de mais pessoal, de motivação e de capacitação para superar os desafios. “Somos desafiados todos os dias, mas somos resilientes na busca por alternativas, e esses desafios servem de lição e experiência para que as equipes possam evoluir e desempenhar suas funções com competência e qualidade”, disse.

Na opinião do diretor-geral em exercício do Campus Boa Vista, professor Ananias Noronha Filho, os servidores tendem a responsabilizar a Diretoria de Gestão de Pessoas pelos percalços da vida funcional. “É comum vermos os servidores dizerem que tudo é culpa da DGP, no entanto sabemos que não bem assim, pois a gestão de pessoas é algo muito complexo. Fazer gestão de pessoas é algo para além dos desafios, mas desejo que os desafios sirvam de motivação para as mudanças e para o desenvolvimento institucional”, ressaltou.

Palestra – O primeiro dia do evento foi marcado pela palestra “Qualidade de vida na gestão de pessoas”, ministrada do psicólogo Wagner do Carmo Costa. Segundo o palestrante, o objetivo foi fazer com que, ao final, todos estivessem empolgados em promover mudanças em suas vidas, tanto profissionais como pessoais. A palestra esteve pautada em três fatores determinantes para a mudança de vida: o equilíbrio, o lazer, a cultura e a saúde.

Programação – No período da tarde, o diretor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Auridan Dantas, ministrará a palestra sobre “Compartilhamento de experiências em gestão de pessoas”.

O encontro segue até quinta-feira, dia 27, com palestras, oficinas e relatos de experiências.

26/09/2018
« Março 2024 »