Gestores conhecem projetos de pesquisa que buscam contribuir para a superação dos desafios institucionais

por Laura publicado 06/06/2018 11h43, última modificação 06/06/2018 11h43
O MePEP é fruto de convênio firmado entre as duas instituições no ano de 2016, beneficiando 20 servidores do IFRR

Gestores do Instituto Federal de Roraima (IFRR) tiveram a oportunidade de conhecer, na tarde desta segunda-feira, dia 4, na sala de reuniões da Reitoria, os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos servidores que cursam o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (MePEP) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus Guaratinguetá.

O MePEP é fruto de convênio firmado entre as duas instituições no ano de 2016, beneficiando 20 servidores do IFRR. O início da apresentação das dissertações está programado para dezembro de 2018. Os trabalhos desenvolvidos visam contribuir com alternativas para a superação dos desafios institucionais e o desenvolvimento regional.

A apresentação prévia dos trabalhos do mestrado para a comunidade acadêmica e os gestores serviu para mostrar pesquisas relacionadas tanto para resolução de problemas das atividades laborais da instituição quanto para o desenvolvimento da região.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Fabiana Letícia Sbaraini, essa foi a oportunidade de a comunidade acadêmica e gestores conhecerem o que vem sendo produzido no mestrado. “O momento foi uma espécie de prestação de contas do investimento realizado pela instituição e do que vem sendo produzido, e, de certa maneira, de como isso será aplicado daqui pra frente em cada uma das nossas unidades ou mesmo no desenvolvimento da região”, explicou.

 O coordenador do MePEP, professor doutor Jorge Muniz Júnior, avaliou o evento como bem-sucedido, uma oportunidade na qual cada aluno mostrou como contribuir para sua unidade, para a instituição. “Muitos projetos maduros, avançados, alguns necessitando de ajustes, mas no geral com resultados positivos, que consolidam essa parceria iniciada em 2016”, frisou.

A servidora Jorgehanny Barroso Tocantins classificou como importante esse momento para os mestrandos mostrarem, principalmente para os gestores, o que eles vêm desenvolvendo. A pesquisa dela vai apresentar uma proposta de planejamento na força de trabalho com base na gestão de competência. Um dos objetivos é identificar quais competências são necessárias para a atuação do assistente em administração, conforme cada área de atuação na instituição. “Iniciamos o curso com o foco de trabalhar na busca de soluções para as problemáticas institucionais, e a apresentação desta segunda-feira foi a oportunidade de mostrarmos os resultados parciais das nossas pesquisas”, disse.

MePEP – Fruto de um convênio firmado entre o IFRR e a Unesp em setembro de 2016, o curso forma mestres capazes de atuar no ensino e na pesquisa em instituições de ensino superior, na proposta de projetos e na implantação de sistemas produtivos integrados de bens e serviços nas organizações públicas e privadas, considerando de forma adequada o meio ambiente.

 

Ascom/Reitoria
Fotos: Erick Vieira
6/5/2018

 

« Maio 2018 »
month-5
Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2