Gestores do IFRR visitam polo de EAD do Araçá da Serra

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 25/11/2019 20h40, última modificação 26/11/2019 15h07

Mais um ciclo de aulas presenciais do curso Técnico em Agropecuária na modalidade subsequente para alunos dos polos de Educação a Distância do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR) foi concluído na última semana. As turmas caminham para a reta final do curso, que deve ser concluído em março de 2020.

Quem acompanhou as ações desenvolvidas no polo da Comunidade Indígena Araçá da Serra, Município de Normandia, na última sexta-feira, 22, foi a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho. Conforme ela, a visita aos polos tem sido uma constante, principalmente para acompanhar as ações de desenvolvimento da política de EAD na instituição.

Comunidade Araçá da Serra é beneficiada com o curso Técnico em Agropecuária na modalidade EAD

“Infelizmente, não podemos levar todos os alunos para as nossas unidades. Assim, a modalidade a distância é um meio de o IFRR atender às demandas e se fazer presente com educação profissional pública de qualidade em todo o estado”, disse. Além da reitora e dos professores das aulas presenciais, estiveram presentes o diretor-geral do CAM, George Sterfson Barros, e outros gestores da unidade de ensino, a diretora de Políticas de EAD do IFRR, Betânia Grisi, e os pró-reitores de Administração, Desenvolvimento Institucional e Extensão.

Por meio da política de EAD, o Campus Amajari está presente em sete polos de cinco municípios com o curso subsequente Técnico em Agropecuária. No polo do Araçá da Serra, a oferta de cursos teve início em 2014 com o Técnico em Informática e o Técnico em Cooperativismo.

Professores do Campus Amajari ministram aulas no Polo Araçá da Serra

Quem aproveitou pela segunda vez a oportunidade oferecida pelo Campus Amajari foi a estudante Lucivania Servino, que já cursou Cooperativismo. “A oferta de cursos pelo IFRR é muito importante, muda a vida da gente. Eu mesma montei uma cooperativa aqui na comunidade, contou.

O diretor Sterfson agradeceu a parceria e enfatizou a oportunidade de os moradores do Araçá terem aulas com professores especializados e comprometidos com a causa. Explicou que os docentes ficam a semana inteira fora do campus, pois desenvolvem o ciclo de aulas presenciais nas comunidades onde há polo da EAD, até chegar ao Araçá da Serra.

Após a fala de Sterfson, o tuxaua da comunidade, Josiel Ramos da Silva, agradeceu a parceria do IFRR, colocando-se à disposição para mais ações que forem necessárias. Encerrada a fala do líder indígena, foi levantada a possibilidade de o instituto desenvolver uma ação de extensão, com palestras e oficinas, envolvendo alunos do curso de Educação Física do Campus Boa Vista e professores de outros campi, como os do Avançado Bonfim que atuam no curso FIC de Condutor de Turismo Local.

Colaboração: Sandra Mara Botelho
Fotos: Gildo Jr/IFRR