IFRR disponibiliza Plano de Desenvolvimento Institucional com metas até 2023

por Rebeca publicado 28/01/2020 16h50, última modificação 28/01/2020 16h50
O Instituto Federal de Roraima (IFRR) disponibilizou a comunidade o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quinquênio 2019-2023. Publicado no Boletim de Pessoal e Serviços de 22 de janeiro deste ano, o documento é considerado estratégico por conter o planejamento das ações ao longo de cinco anos, de forma a cumprir sua missão e visão institucionais, e alcance seus objetivos.

Conforme legislação, o PDI é uma exigência legal do Ministério da Educação (MEC) às instituições federais de ensino, que devem elaborá-lo conforme as orientações do Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017. No plano estão definidos a missão, a visão e os valores da instituição, bem como as estratégias para atingir as metas e os objetivos durante os cinco anos em que estiver em vigor.

Pelo documento, até 2023 estão previstos, entre outros pontos, o aumento na oferta de cursos Lato e Stricto Sensu, a implantação do Plano de Permanência e Êxito dos Estudantes, a ampliação de vagas em cursos EAD e de graduação (tecnologia, bacharelado e engenharia).

Em consonância com o disposto na Lei 11.892/2008, de criação dos Institutos Federais, também será mantido o percentual mínimo de 50% de vagas para o ensino técnico de nível médio. Em relação às obras e serviços de engenharia, o Plano Diretor de Infraestrutura prevê a construção de laboratórios, ampliação de salas de aula, construção de ginásio, refeitório e biblioteca, execução dos serviços de adequações de acessibilidade nos campi, entre outros.

Constituída em 8 de novembro de 2017, a Comissão Central ficou responsável, entre outros pontos, pela atualização/redefinição da missão, visão e valores da instituição, que foi a primeira etapa de todo o processo de consulta pública. Esses princípios formaram a base para a elaboração do planejamento estratégico institucional, a partir do qual as comissões temáticas puderam realizar seus trabalhos.

No dia 24 de agosto de 2019 o trabalho de elaboração do PDI foi concluído e encaminhado para votação no Conselho Superior (Consup). O documento foi relatado e aprovado em reunião do dia 21 de outubro do mesmo ano, e a emissão da Resolução do Consup aprovando o PDI data de 14 de janeiro de 2020. A publicação está no Boletim de Pessoal e Serviços edição 04/2020, do dia 22 de janeiro. Também é possível conferir a versão anterior do documento (2014-2018) no site da instituição, no link www.ifrr.edu.br/pdi.

A reitora do IFRR, Sandra Mara Dias Botelho, destacou a importância do documento em nível institucional, pois, além de direcionar diretrizes e ações em longo prazo, também é necessário para recredenciamento da instituição e credenciamento de cursos, por exemplo.

Na consulta pública, a missão e a visão foram alteradas, com olhar mais voltado a realidade local e regional, respeitando os arranjos produtivos locais. “O PDI é o documento basilar para que Instituto Federal desenvolva suas ações ligadas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação com um olhar endógeno, atendendo às demandas do estado”, disse.

O presidente da Comissão Central do PDI e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRR, Diogo Saul Silva Santos, explicou que o documento teve um atraso na conclusão devido alguns fatores, como prorrogações de prazos. Saul lembra que a instituição e pessoas externas puderam colaborar com a elaboração do documento e um dos desafios foi o alinhamento de ideias conflitantes.

“Devido a busca de elaboração de um documento mais democrático possível, foi necessária a prorrogação de prazos para conclusão dos documentos, mas apesar disso, o planejamento de curto prazo da instituição (PAT) foi elaborado com base na minuta do PDI. Na prática, apesar de o PDI não ter sido aprovado antes, estava servindo como referência da Instituição”, explicou Saul.

Rebeca Lopes
Fotos: Ascom/IFRR