IFRR, UFRR e UERR assinam Termo de Cooperação Técnica para formação de professores indígenas

por Virginia publicado 23/06/2015 22h05, última modificação 24/06/2015 13h38
Nesta quarta-feira (24), às 9 horas, na sala de reuniões da Reitoria, será firmada mais uma importante parceria pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR). Trata-se do Termo de Cooperação Técnica, Administrativa, Científica e Pedagógica entre o IFRR, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Estadual de Roraima (UERR), com o objetivo de fortalecer a colaboração interinstitucional para a execução e a operacionalização da Ação Saberes Indígenas na Escola.

A parceria entre as instituições para a implementação da  ação já existe desde novembro de 2014, no entanto, por questões legais, só agora será possível a oficialização por meio da assinatura do termo.

Estarão presentes na solenidade, além do reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, os diretores-gerais dos câmpus do IFRR, a reitora da UFRR, professora Gioconda Martinez, e o reitor da UERR, professor Regys Odlare Lima de Freitas.

Ação Saberes Indígenas na Escola – A principal finalidade da ação é promover a formação continuada dos professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais da educação básica nas escolas indígenas e, a partir da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, ampliar as possibilidades de formação, com infraestrutura física e humana adequadas e de qualidade.

Para o IFRR, a assinatura do termo é de fundamental importância para o cumprimento das metas institucionais relacionadas à redução das barreiras formativas, implicando a ampliação das políticas de inclusão, das políticas de valorização e respeito à diversidade cultural, principalmente indígena, já que estamos em uma região com predominância de diversas comunidades aborígenes.

Com a efetivação de mais essa parceria para a operacionalização da Ação Saberes Indígenas, o IFRR promove, sobretudo, a adoção de políticas afirmativas, bem como a democratização do acesso, da permanência e do êxito, nesse caso, em programa de formação continuada dos professores indígenas, os quais, muitas vezes, não têm acesso a esse tipo de capacitação, ficando, assim, em desvantagem profissional e social.

O evento é aberto a todos os servidores. Participe e prestigie mais esse importante marco do avanço das políticas afirmativas do IFRR!

CCS/Reitoria

23/06/2015