JINTS 2019 – Jogos dos Servidores iniciam-se nesta semana em dois campi

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 19/08/2019 18h55, última modificação 20/08/2019 15h08
As competições começam nesta quarta-feira, 21, no Campus Avançado Bonfim, e seguem nos dias 22 e 23, no Campus Boa Vista

A primeira e a segunda etapa dos Jogos de Integração dos Servidores do Instituto Federal de Roraima (Jints/IFRR), o maior evento desportivo voltado para servidores, que está na sua quarta edição, começam nesta quarta-feira, 21, no Campus Avançado Bonfim (CAB), e seguem nos dias 22 e 23, no Campus Boa Vista (CBV).

Nesta edição, em vez de três, serão cinco etapas, que ocorrem de 21 de agosto a 8 de novembro. No CAB, serão disputadas partidas de dominó e dama. Já no CBV, as modalidades em disputas são de queimada feminina e masculina, natação e vôlei de quadra.

No CAB serão disputadas partidas de dominó e dama

Os Jints são uma ação da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), por meio da Coordenação da Qualidade de Vida e Seguridade Social (CQVSS), com o apoio das Coordenações de Gestão de Pessoas dos campi. O objetivo é a integração dos servidores do IFRR, considerando que as práticas desportivas são essenciais ao ser humano e promovem a melhoria da saúde, da socialização e da qualidade de vida.

No CBV as modalidades em disputas são de queimada feminina e masculina, natação e vôlei de quadra

Com pouco mais de cinco anos na instituição, a servidora Silvana Menezes da Silva, atualmente lotada na Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), vai participar pela primeira vez dos Jints. Ela vai disputar dominó e queimada. “Hoje tenho maturidade para compreender a importância de me socializar com os colegas, como também de respeitar meu ritmo e minhas potencialidades. Tenho procurado levar a vida com mais leveza, sem muita cobrança do que vão achar de mim. Se vou ganhar ou perder, não importa. O melhor será a experiência, o momento”, disse.

Outro fator que contribuiu para sua participação foi o direito de utilizar duas horas semanais para esse tipo de atividade, previsto na Resolução 282/Consup, de 17 de fevereiro de 2017. “Eu desconhecia a resolução, que, no seu artigo 11, nos ampara parcialmente para realização dos treinos. Sem essa flexibilidade, ficaria inviável minha participação, porque as ocupações e as responsabilidades diárias consomem meu tempo, impossibilitando a prática de atividades físicas”, afirmou Silvana.

NOVIDADES

Algumas novidades foram implantadas nesta quarta edição. Houve o aumento do número de etapas, que passaram de três para cinco. Com isso, todos os campi recebem disputas.  Também foi incluída a queimada masculina, cujas disputas, nas três primeiras edições, só ocorriam no feminino. O futsal, que antes ocorria em uma etapa, vai ocorrer em duas.

Sobre a não participação do servidor inscrito, o Regulamento Geral dos Jints prevê que, se o atleta estiver no local da competição e, sem justificativa, não participar da modalidade em que se inscreveu, ele e/ou a sua equipe estarão sujeitos a punições, conforme deliberação da Comissão Central Organizadora, com auxílio do chefe de delegação.

 

Rebeca Lopes
Ascom/Reitoria/IFRR
19/8/19
« Agosto 2019 »
month-8
Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31