Roda de conversa virtual do IFRR vai falar sobre atividades escolares em casa

por Laura publicado 27/05/2020 18h35, última modificação 27/05/2020 18h39
O encontro ocorre nesta quinta-feira, 28, a partir das 16 horas, via Google Meet

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o ensino em casa tem feito parte da rotina de diversas famílias brasileiras que têm crianças e jovens em idade escolar. Para falar sobre o assunto, a Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social (CQVSS) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) fará uma roda de conversa virtual nesta quinta-feira, 28, a partir das 16 horas, via Google Meet, pelo link meet.google.com/foc-sxga-nio.

De acordo com coordenadora da CQVSS, Elioenai Fonseca, durante outras ações realizadas pelo setor, observou-se que muitos participantes manifestaram interesse em alguma iniciativa que ajudasse a dirimir dúvidas sobre assuntos como atividades escolares em casa e convívio familiar durante este período de pandemia. “Por esse motivo, resolvemos realizar esse ‘bate- papo’ on-line. Será um troca de experiência entre os pais”, disse.

O encontro irá abranger orientações sobre o ensino infantil, estendendo-se até o ensino médio, e ainda sobre aspectos psicológicos do ensino domiciliar. São convidados a pedagoga do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) Francimeire Souza, o técnico em assuntos educacionais do Campus Boa Vista (CBV) Rodrigo Viana e a psicóloga da Reitoria Wilma Moraes.

A iniciativa ainda vai proporcionar aos participantes música ao vivo com o professor Leandro Brito e um relato de experiência com o enfermeiro, também do Campus Boa Vista, Gilvan Brolini, pai de três filhos que estão desenvolvendo as atividades escolares em casa durante este período de distanciamento social. A roda de conversa será mediada pela assistente social da Reitoria Tatiana Sodré.

“É possível ver depoimentos que mostram uma realidade inédita e, muitas vezes, complicada de operar na prática, haja vista que alguns pais permanecem tendo que sair para trabalhar e outros estão em longas jornadas no home office. Por outro lado, temos relatos de famílias que tratam o caso como uma experiência que oferece um resgate numa convivência mais próxima dos filhos”, disse Tatiana ao explicar como a conversa também pretende discutir as diferentes percepções sobre esse tipo de ensino.

AÇÕES – Como forma de aproximar as pessoas em meio ao distanciamento social e promover assuntos relacionados à saúde física, emocional e mental, já foram promovidas pelo IFRR, por meio da CQVSS, as lives “Saúde mental em tempos de distanciamento social”, “Home Office: estou trabalhando mais? Como otimizar meu tempo?” e “Hábitos Saudáveis: fortalecendo a imunidade e a saúde física e mental”.

Laura Veras
27/5/2020