Servidores da Reitoria recebem orientações sobre educação financeira

por Laura publicado 21/06/2018 14h55, última modificação 21/06/2018 19h00
Proferida por Carlos Eduardo de Souza, conhecido como professor Cadoca, a palestra esclareceu dúvidas sobre planejamento, orçamento, poupança, estabilidade e independência financeira

Na tarde desta quarta-feira, 20, cerca de 20 servidores da Reitoria participaram da palestra “Administração financeira no lar”, proferida por Carlos Eduardo de Souza, contador, professor de cursinhos e sargento da Força Aérea Brasileira. Uma iniciativa da Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social (CQVSS), o evento teve como objetivo orientar os participantes a planejar as finanças pessoais e domésticas.

Conduzida de forma dinâmica e interativa, a palestra esclareceu dúvidas sobre planejamento, orçamento, poupança, estabilidade e independência financeira. Segundo Souza, atitudes simples como a de anotar os gastos diários ajudam a equilibrar as finanças e a viver melhor. “Há onze anos, eu vivia apertado. Não tinha reserva nenhuma para atender às eventuais necessidades minhas e da família, embora já fosse militar de carreira e atuasse como professor de cursinhos. Estimulado por um amigo, comecei a anotar os gastos diários e descobri que estava gastando metade do soldo com lanche. Mudei minha atitude e passei a planejar-me. De lá para cá, tudo mudou. Hoje tenho uma vida financeira equilibrada e, sem dúvida, melhor qualidade de vida”, relatou.

Outra dica importante dada pelo palestrante é não comprar por impulso. Por exemplo, para evitar a compra de supérfluos no supermercado, convém listar os itens de que a família realmente necessita, além de lanchar antes de sair de casa. Conforme Souza, quando o indivíduo está saciado, tende a agir de modo mais racional.

Poupar pelo menos 10% do salário foi o destaque da palestra. De acordo com o palestrante, embora os juros desse tipo de aplicação sejam pequenos, comparados com os de outros, em logo prazo os benefícios são significativos. A independência econômica, alcançada por quem aprende a poupar, traz saúde mental e tranquilidade, pois liberta do endividamento causado pela dependência do cheque especial e de empréstimos.

No encerramento da atividade, os participantes, além de  serem presenteados com uma cartilha do Sebrae-BA sobre planejamento e controle financeiro pessoal,  receberam estes importantes conselhos: “Controle os gastos por impulso; elimine e evite dívidas; poupe automaticamente; analise seus gastos; invista no seu futuro”.

 

Ascom/Reitoria
21/6/2018
« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4