Unidades do IFRR promovem Encontros Pedagógicos

por Rebeca publicado 29/01/2019 14h55, última modificação 30/01/2019 07h59
Os campi do Instituto Federal de Roraima de Amajari (CAM), Boa Vista (CBV), Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Bonfim (CAB) e Novo Paraíso (CNP) promovem em fevereiro os Encontros Pedagógicos. A cada início de semestre, o evento é realizado nas cinco unidades de ensino

Os campi do Instituto Federal de Roraima de Amajari (CAM), Boa Vista (CBV), Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Bonfim (CAB) e Novo Paraíso (CNP) promovem em fevereiro os Encontros Pedagógicos. A cada início de semestre, o evento é realizado nas cinco unidades de ensino.

Um dos primeiros campi a realizar o encontro será o CBVZO, dia 1.° de fevereiro, durante todo o dia. No CAB, o evento ocorre nos dias 1° e 4, seguido dos campi Boa Vista, Amajari e Novo Paraíso, onde as atividades começam dia 4, sendo que no CBV e no CNP elas vão até o dia 5, e no CAM, até 6 de fevereiro.

De acordo com a coordenadora técnico-pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Thays Cristine Soares de Carvalho, esse é um momento de formação continuada dos professores e de toda equipe do ensino, considerando o planejamento e a elaboração de ações para o período letivo.

No encontro serão promovidas palestras, oficinas, além do planejamento das ações para o ano letivo. Conforme ela, no pós-encontro, todas as equipes pedagógicas fazem uma avaliação do evento para verificar os temas mais recorrentes apontados pelos professores como necessários para a formação.

Também serão identificadas demandas decorrentes do feedback do processo pedagógico desenvolvido em sala de aula. “Então, tudo aquilo que a gente percebe como lacunas, que precisa melhorar no processo de ensino-aprendizagem, essas ações são intensificadas no processo de planejamento”, explicou.

Quanto aos temas a serem abordados, a coordenadora explicou que esse ano alguns campi vão trabalhar na perspectiva da permanência e do êxito dos estudantes do IFRR. Mesmo que não tenham esse tema, ela destaca que os encontros trabalham focados em minimizar os índices de evasão e retenção, os quais traduzem o sucesso acadêmico do estudante.

Thays enfatizou a importância de participação de todos os servidores envolvidos no processo de ensino. “O Encontro Pedagógico é um momento de reflexão, de planejamento, de formação, de verificação das nossas ações e de melhorar cada vez mais as nossas atividades do ensino para o sucesso acadêmico dos nossos alunos. Todos estão convidados a participar”, convidou.

Como a Proen participa de todos os Encontros Pedagógicos, e muitas datas coincidem, equipes da pró-reitoria vão se dividir pelas unidades. “A Proen também participa indicando palestrantes, levando alguma oficina, palestrando, participando, contribuindo em alguma ação no Encontro Pedagógico dos campi”, comentou a coordenadora.

 

 

Encontro Pedagógico - 2019.1

 

UNIDADE

DATA

CAB

1 e 4/2

CBVZO

1/2

CAM:

4 a 6/2

CNP

4 e 5/2

CBV

4 e 5/2

 

 

Rebeca Lopes
Fotos: Divulgação
Ascom/Reitoria
29/1/19
« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4