1 - Programa Extensão Rural e Orientação Técnica ao Homem do Campo e aos Arranjos Produtivos Sociais e Culturais Locais Urbanos e Rurais

por Juliana Bezerra Machado publicado 30/03/2016 15h25, última modificação 16/05/2016 16h21
Objetivo Estratégico: Fomentar ações de extensão com o envolvimento efetivo do aluno em atividades de orientação e apoio ao homem do campo e aos APLs urbanos ou rurais, visando sua inserção no processo produtivo e inclusão social, por meio da melhoria da qualidade de suas relações com o meio ambiente, no manuseio e uso dos recursos naturais e utilização de sua propriedade, segundos os princípios da sustentabilidade ambiental e da agricultura familiar.

1.1 - Objetivo Estratégico:

1.2 – Características e Finalidades:

Caracteriza-se por ações de extensão  desenvolvidas por alunos diretamente junto à comunidade externa do câmpus e tem por finalidade fomentar, estimular e apoiar  ações de extensão com o envolvimento efetivo do aluno em atividades de orientação e apoio aos APLs urbanos ou rurais e ao homem do campo, visando a sua inserção social e a melhoria da qualidade de suas relações com o ambiente, no manuseio e uso dos recursos naturais e utilização de sua propriedade, segundos os princípios da sustentabilidade, da agricultura familiar e da convivência harmoniosa homem/sociedade/ambiente.

1.3 – Diretrizes da Política de Extensão possíveis de vinculação das ações:

I – Impacto e Transformação;

II – Interação Dialógica;

III – Interdisciplinaridade;

IV – Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão;

V – Avaliação Formativa.

1.4 – Dimensões da Política de Extensão possíveis de vinculação das atividades:

I – Projeto;

II – Eventos;

III – Serviços, produtos e processos tecnológicos;

IV – Cursos de Formação Profissional e Tecnológica;

V – Empreendedorismo;

VI – Visitas Técnicas e Gerenciais;

VII– Relação Interinstitucional;

VIII – Prestação de Serviços do IFRR à Comunidade.

1.5 – Linhas da Ação da Política de Extensão do IFRR, que podem estar relacionadas às atividades:

I – Acessibilidade;

II – Artes e Patrimônio Histórico-Cultural;

III – Desenvolvimento Regional;

IV – Educação e Formação Profissional;

V – Tecnologia, Produção e Inovação;

VI – Desenvolvimento Rural e Questão Agrária;

VII – Meio ambiente e Sustentabilidade;

VIII – Tecnologia, Produção e Inovação;

IX – Direitos Humanos e Diversidade;

X – Produção Animal;

XI – Produção Vegetal;

XII – Temas Específicos.

1.6 – Projetos / Atividades que podem ser propostos:

- Ações junto ao pequeno produtor rural, de diagnóstico e apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar;

- Ações educativas junto ao pequeno produtor rural, na área da sustentabilidade e de preservação ambiental;

- Ações comunitárias em articulação com os municípios;

- Ações comunitárias em articulação com a sociedade civil organizada;

- Ações de orientação e apoio à organização do processo produtivo;

- Ações de orientação e apoio à organização social dos produtores e à comercialização de produtos.