2 - Programa Educação Profissional, Tecnologia Social e Cidadania

por Juliana Bezerra Machado publicado 30/03/2016 15h25, última modificação 30/03/2016 15h26
Objetivo Estratégico: Fomentar junto aos Campi a realização de atividades de extensão com a efetiva participação dos alunos, que tenham por finalidade promover a transferência de tecnologias sociais, o desenvolvimento comunitário, o combate às desigualdades e a inclusão social e produtiva, como vivencia profissional e instrumento auxiliar do processo de formação profissional do aluno, desenvolvidos com a participação do professor.

2.1 - Objetivo Estratégico:

Fomentar junto aos Campi a realização de atividades de extensão com a efetiva participação dos alunos, que tenham por finalidade promover a transferência de tecnologias sociais, o desenvolvimento comunitário, o combate às desigualdades e a  inclusão social e produtiva, como vivencia profissional e instrumento auxiliar do processo de formação profissional do aluno, desenvolvidos com a participação do professor.

2.2 – Características e Finalidades:

Caracteriza-se por ações de extensão desenvolvidas por alunos diretamente junto à comunidade externa do câmpus e tem por finalidade fomentar, estimular e apoiar junto aos Campi a realização de atividades de extensão com a efetiva participação dos alunos sob a orientação do professor, como vivencia profissional e instrumento auxiliar do processo de formação do aluno, que visem promover a transferência de tecnologias sociais, o desenvolvimento comunitário, o combate às desigualdades e a  inclusão social e produtiva do trabalhador na sociedade envolvente.

2.3 – Diretrizes da Política de Extensão possíveis de vinculação das ações:

I – Impacto e Transformação;

II – Interação Dialógica;

III – Interdisciplinaridade;

IV – Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão;

V – Avaliação Formativa.

2.4 – Dimensões da Política de Extensão possíveis de vinculação das atividades:

I – Projeto;

II – Serviços, produtos e processos tecnológicos;

III – Cursos de Formação Profissional e Tecnológica;

IV – Empreendedorismo;

V – Visitas Técnicas e Gerenciais;

VII – Relação Interinstitucional;

VIII – Prestação de Serviços do IFRR à Comunidade.

2.5 – Linhas da Ação da Política de Extensão do IFRR, que podem estar relacionadas às atividades:

I – Acessibilidade;

II – Artes e Patrimônio Histórico-Cultural;

III – Desenvolvimento Regional;

IV – Educação e Formação Profissional;

V – Tecnologia, Produção e Inovação;

VI – Desenvolvimento Rural e Questão Agrária;

VII – Meio ambiente e Sustentabilidade;

VIII – Tecnologia, Produção e Inovação;

IX – Direitos Humanos e Diversidade;

X – Produção Animal;

XI – Produção Vegetal;

XII – Temas Específicos.

2.6 – Projetos / Atividades que podem ser propostos:

- Atividades de socialização e transferência para a comunidade, do conhecimento construído no desenvolvimento do processo de aprendizagem no Câmpus;

- Atividades de extensão que visem a prestação de serviços e a transferência de tecnologias sociais à comunidade;

- Atividades de solução de problemas do cotidiano junto à comunidade;

- Atividades de promoção da cidadania, preservação do ambiente, valorização do saber tradicional e inclusão social.