3 - Programa Educação Profissional, Esporte, Cultura e Lazer

por Juliana Bezerra Machado publicado 30/03/2016 15h23, última modificação 30/03/2016 15h23
Objetivo Estratégico: Fomentar e apoiar atividades de extensão no âmbito das artes, da cultura, do esporte educacional e do lazer, como apoio ao desenvolvimento comunitário, e instrumento auxiliar do processo de formação profissional do aluno, desenvolvidos com a participação do professor.

3.1 - Objetivo Estratégico:

3.2 – Características e Finalidades:

Caracteriza-se por ações de extensão desenvolvidas por alunos diretamente junto à comunidade externa do câmpus e tem por finalidade fomentar, estimular e apoiar atividades de extensão no âmbito das artes, da cultura, do esporte educacional e do lazer, como apoio ao desenvolvimento comunitário e instrumento auxiliar do processo de formação profissional do aluno, desenvolvidos com a participação do professor.

3.3 – Diretrizes da Política de Extensão possíveis de vinculação das ações:

I – Interação Dialógica;

II – Interdisciplinaridade;

III – Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão;

IV – Avaliação Formativa.

3.4 – Dimensões da Política de Extensão possíveis de vinculação das atividades:

I – Projeto;

II – Eventos;

III– Cursos de Formação Profissional e Tecnológica;

IV – Empreendedorismo;

V – Relação Interinstitucional;

VI – Prestação de Serviços do IFRR à Comunidade.

3.5 – Linhas da Ação da Política de Extensão do IFRR, que podem estar relacionadas às atividades:

I – Acessibilidade;

II – Artes e Patrimônio Histórico-Cultural;

III – Educação e Formação Profissional;

IV – Direitos Humanos e Diversidade;

V – Qualidade de Vida e Saúde;

VI – Violência e Cultura da Paz;

VII – Direitos Humanos e Diversidade;

VIII – Esporte, Recreação e Lazer.

IX – Temas Específicos.

3.6 – Projetos / Atividades que podem ser propostos:

- Ações na área da música, das Artes Cênicas, das Artes Plásticas e da dança;

- Ações na área do Desporto Educacional;

- Ações de capacitação na organização e execução de competições esportivas;

- Ações de capacitação na organização e execução de eventos artísticos e culturais;

- Ações na área da Iniciação Esportiva – Escolinhas nas diferentes modalidades;

- Ações na área da Recreação e do Lazer – Colônia de Férias, Ruas de Recreio, Manhãs / Tardes de Lazer, Gincanas.