Campus Boa Vista contará com biblioteca virtual

por Virginia publicado 01/09/2020 19h29, última modificação 01/09/2020 19h29
A previsão é que dentro de 30 dias a comunidade acadêmica já poderá ter acesso ao acervo da Pearson.

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) contará com a Biblioteca Virtual Pearson. A contratação do serviço de acesso à plataforma de biblioteca virtual tem como objetivo atender alunos e docentes do IFRR.

O processo de modernização da biblioteca no CBV faz parte da política institucional e visa não somente à modernização, mas também à democratização do acesso tanto de forma presencial como virtual. Diante das exigências legais e burocráticas para a efetivação da contratação, o diretor-geral do Campus Boa Vista em exercício, professor Ananias Noronha Filho, explica que essa contratação representa uma grande conquista para a unidade de ensino. “A disponibilização do acesso à biblioteca virtual é, sem dúvida, um marco. Sabemos que o processo de contratação pública é bastante burocrático, porém, graças ao esforço da equipe de administração e o olhar sensível do setor da biblioteca quanto a essa necessidade, estamos, neste momento, comemorando essa vitória que certamente trará agilidade e dinamismo no atendimento e na ampliação das possibilidades de pesquisa dos estudantes e dos professores. Mesmo em tempos de pandemia, os esforços para essa contratação se tornaram concretos, coadunados com as demandas que nos são exigidas, via processo avaliativo externo, seja de curso, seja da instituição como um todo. Portanto, a aquisição dessa plataforma objetiva tornar as aulas mais ativas e dinâmicas. Ações como essas vêm ao encontro de todas as ações necessárias para que o campus continue conquistando a sua excelência”, disse Filho.

A diretora de Planejamento e Administração do CBV, Tatiane Cristina de Jesus, esclareceu que o processo de contratação de empresa especializada para o fornecimento de serviço de acesso à plataforma de biblioteca virtual foi aberto em novembro de 2019 e, após diversos trâmites administrativos exigidos para a contratação, conforme determina o art. art. 25 da Lei 8.666/93 e a Instrução Normativa SGD/ME 01, de 4 abril de 2019, bem como o art. 25 da Lei 8.666/93, finalizado com a assinatura do Contrato 08/2020, no dia 19 de agosto de 2020. “Essa contratação, para a Daplan, foi uma grande vitória e é considerada como marco das novas contratações para o IFRR, pois, com o contexto vivenciado neste período da pandemia, os nossos alunos poderão acessar a distância o banco de dados de acervo bibliográfico da empresa Pearson, o que facilitará muito o desempenho deles”, frisou.

Funcionamento – O próximo passo a ser seguido para o funcionamento da plataforma e posterior acesso dos usuários é a implantação do sistema no CBV, bem como o treinamento dos bibliotecários que irão gerenciar os acessos à plataforma da biblioteca virtual. A previsão é que dentro de 30 dias a comunidade acadêmica já poderá ter acesso ao acervo da Pearson.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
01/09/2020