Campus Boa Vista dá início às atividades não presenciais

por Virginia publicado 18/06/2020 20h38, última modificação 18/06/2020 20h38

Neste mês de junho, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) dá início às atividades acadêmicas de forma não presencial. De acordo com o cronograma de retomada das atividades, no dia 8 de junho foram reiniciadas as atividades dos cursos técnicos subsequentes; no dia 15 de junho dos cursos superiores e no próximo dia 22 de junho serão retomadas as atividades dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Para as aulas não presenciais serão utilizadas várias plataformas, dentre elas: google cassroom, google meet, e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Já para os estudantes que têm dificuldade com o acesso à internet esses deverão informar a situação às coordenações de cursos para que outras estratégias sejam criadas, como, por exemplo, entrega de atividades e orientações impressas.

As atividades de ensino presenciais no CBV estão suspensas desde o dia 18 de março, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, período em que a instituição aguardava regulamentação específica. “Para a oferta de ensino de forma não presencial, para estudantes dos cursos presenciais, o CBV, assim como muitas unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, entendeu que havia a necessidade de uma regulamentação que amparasse qualquer ação a ser implementada, situação essa que impedia o início imediato das ofertas das atividades não presenciais”, explicou o diretor de Ensino do CBV, professor Ananias Noronha Filho.

Capacitação – Nesse período de suspensão das atividades presenciais, a Diretoria de Políticas de Educação à Distância (Dipead) com apoio do Departamento de Educação à Distância (Dead/CBV) ofertou para professores e estudantes uma capacitação em educação à distância. O objetivo da capacitação foi oportunizar o conhecimento técnico sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA/Moodle, utilizado pelo IFRR, que oferece recursos suficientes para a execução de atividades não presenciais.

Dias letivos - No dia 1.° de abril, o Governo Federal publicou a Medida Provisória (MP) 934 que flexibilizou às escolas no Brasil o não cumprimento dos 200 dias letivos, ficando apenas condicionado ao cumprimento da carga horária das disciplinas ofertadas. Já no dia 30 de abril, o Conselho Nacional de Educação publicou o Parecer 05/2020, com base na MP e em portarias específicas do MEC, estabeleceu que as atividades executadas de forma não presencial podem ser computadas para o cumprimento da carga horária do ano letivo de 2020.

Normativa - O IFRR regulamentou a oferta das atividades não presenciais por meio da Portaria Normativa 02/2020, disponível em: https://www.ifrr.edu.br/comite-de-crise-para-enfrentamento-ao-coronavirus/portaria-normativa-2-2020-gab-reitoria-ifrr-de-18-05-2020, a qual possibilita às equipes do CBV implementarem as atividades não presenciais.

“As ofertas das atividades não presenciais é um desafio para todos os envolvidos: estudantes e equipe de ensino do CBV, assim, é preciso entender que contamos com a compreensão de todos para que possamos alcançar nossos objetivos, que é ofertar um ensino de qualidade atendendo às expectativas dos estudantes e da sociedade. Nesse sentido, a partir das orientações do Comitê de Enfrentamento à Pandemia do IFRR e com base na legislação específica, as equipes do CBV planejaram as alternativas viáveis para atender aos estudantes, sempre com a preocupação de que ninguém fosse prejudicado”, concluiu Ananias.

CCS/Campus Boa Vista
18/06/20