SETEMBRO AMARELO – Pesquisa de mestrado do IFRR apresenta estudo sobre prevenção e enfrentamento ao suicídio

por Elias Freitas dos Santos publicado 09/09/2021 21h35, última modificação 28/10/2021 16h22
O trabalho aborda a prevenção e o enfrentamento ao suicídio no âmbito do IFRR/CBV. Como produto educacional, foi elaborado um mapa de ações e aplicado na unidade de ensino

Nesta sexta-feira, 10, às 9 horas, ocorre a defesa de mais um estudo realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado pelo Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) na modalidade virtual.  Desta vez, o estudo a ser apresentado é o da mestranda Gisele Garcia de Souza Lírio, desenvolvido sob a orientação da professora doutora Ana Aparecida Vieira de Moura. 

O trabalho  aborda  a prevenção e o enfrentamento ao suicídio no âmbito do IFRR/CBV. Como produto educacional, foi elaborado um mapa de ações e aplicado na unidade de ensino. A autora  tem formação em Psicologia e especialização em Psicologia Clínica e Docência e Gestão do Ensino Superior. Ela exerce o cargo de professora substituta na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e também atua como docente na Universidade da Amazônia (Unama). 

Mestranda Gisele Lírio expondo banner na 8ª edição do Forint, realizado no CBVZO, em novembro de 2019

Gisele explicou que a pesquisa busca compreender a percepção da comunidade escolar sobre a prevenção e o enfrentamento ao suicídio no CBV/IFRR. “Privilegiamos uma abordagem interdisciplinar do assunto, exaltando saberes e funções diversas que podem colaborar para a promoção da saúde mental entre técnicos, docentes e estudantes do IFRR”, disse.

A coordenadora local do ProfEPT/CBV, professora doutora Danieli Lazarini de Barros, afirmou que o trabalho será apresentado em um momento bastante oportuno por conta da temática de saúde pública e do mês em que ocorre o debate sobre ela. “É uma satisfação a continuidade das defesas da primeira turma que estão fechando o ciclo da pós-graduação,  deixando como legado produtos educacionais que servirão como referência para o IFRR e, possivelmente, para outras instituições da Rede Federal”, completou.


PROFEPT 

O ProfEPT tem como objetivo qualificar servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o público em geral, visando tanto à produção de conhecimento quanto ao desenvolvimento de novos produtos educacionais. Desde 2018, o programa  está presente em todos os estados do Brasil, por meio de 40 instituições que compõem a Rede Federal.  É coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Para saber mais sobre o curso de pós-graduação do ProfEPT ofertado pelo IFRR, acesse a página https://www.ifrr.edu.br/profept


 

Texto: Sofia Lampert
Layout do card: Baronso Lucena 
Foto: Nenzinho Soares 
Ascom/Reitoria
9/9/2021

registrado em: ProfEPT