Campus Bonfim forma 34 técnicos nesta sexta-feira, 3

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 01/03/2023 18h50, última modificação 01/03/2023 20h16
Os formandos são dos cursos Técnico em Agricultura e Técnico em Guia de Turismo na modalidade subsequente

O Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (IFRR-CAB) realiza, nesta sexta-feira, 3, a certificação de 34 novos técnicos. Os formandos são oriundos dos cursos Técnico em Agricultura e Técnico em Guia de Turismo realizados de maneira híbrida (a distância e presencialmente), com duração de um ano e meio.

Curiosamente, a turma de Guia de Turismo é formada somente por mulheres, como a estudante Sidneia Souza, de 25 anos. Ela conta que sempre se identificou com a área de turismo, pois avalia que é um setor que gera muitos empregos. “Esta é uma realização pessoal e profissional. Agradeço a Deus este momento de conclusão do curso, a todos os nossos professores o empenho e a dedicação do seu tempo pra colaborar com o curso, além dos ensinamentos [...], e também aos colegas de turma. Pra mim, é gratificante ser agora uma guia de turismo. Pretendo seguir a carreira”, declarou.

Para a professora Karla Oliveira, coordenadora do curso Técnico em Guia de Turismo, essa é a primeira turma formada pelo CAB. “Existe uma demanda muito grande de cursos nessa área no Estado de Roraima, e executar um curso pela primeira vez são muitos desafios que se colocam, sobretudo, desafios orçamentários. De uma turma inicial de 35 alunos, estamos formando 17, somente mulheres, que superaram os próprios desafios: de serem mulheres, trabalhadoras, mães e donas de casa que se dispuseram a estudar no período noturno para buscar essa formação”, contou a docente.

Segundo ainda a coordenadora, Roraima é um estado com muito potencial para o desenvolvimento da atividade turística. “Estar em uma região de tríplice fronteira potencializa as possibilidades. A dinâmica de atravessar a fronteira, de ofertar produtos, pacotes, roteiros da Guiana e da Venezuela no Brasil acaba fazendo com que aumente a busca por qualificações na área de turismo”, comentou.

“Concluímos o curso presencialmente hoje e já vamos iniciar mais duas turmas, uma com vagas exclusivas para o Município do Amajari e outra com vagas exclusivas para estudantes de Mucajaí, fora as demandas que temos de outros municípios que procuram o CAB em busca de parcerias para a execução do curso, mas ainda não temos estrutura de pessoal para atender”, informou Karla.

Outra formanda, a estudante do curso Técnico em Agricultura Sarah Rejane, de 21 anos, conta que, ao saber do curso, ficou muito empolgada, pois sempre vislumbrou atuar na área de agricultura. “No início, época de pandemia, o curso era on-line. Tive um pouco de dificuldade, mas, logo que as aulas presenciais puderam ser retomadas, eu me empolguei, pois estar com os professores frente a frente animava toda a turma. Só aumentou o meu desejo de seguir carreira, aprofundar-me mais na área [...] Tivemos aulas práticas, visitas a fazendas, e essa parte prática foi a mais animadora, pois tivemos contato com outros profissionais, compartilhamos o conhecimento. Sendo assim, todas as expectativas que eu tinha para o curso foram atendidas”, disse a nova técnica.

Conforme a diretora do CAB, professora Eliana Lima, é muito gratificante para a unidade poder contribuir significativamente para o desenvolvimento profissional dos estudantes, que agora são profissionais qualificados para o mundo do trabalho. “Hoje estamos entregando à sociedade 34 profissionais formados em áreas economicamente promissoras para o desenvolvimento do Estado de Roraima, que são o turismo e a agricultura. É uma alegria imensa para o CAB/IFRR fazer parte dessa história, pois temos possibilidades concretas de contratação desses profissionais em nosso Município do Bonfim, e, dessa forma, contribuir efetivamente para o desenvolvimento local e regional, que é um dos objetivos e finalidades do IFRR”, declarou.

ÁREAS DE ATUAÇÃO – O Técnico em Guia de Turismo tem como área de atuação agências e operadoras de viagens, organismos turísticos, públicos ou privados, podendo também atuar de forma autônoma. Já o Técnico em Agricultura pode atuar em propriedades rurais, empresas de consultoria agrícola, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, além de exercer funções no comércio do agronegócio, nas indústrias de insumos agropecuários, nas cooperativas e nas associações rurais, podendo ainda ser profissional autônomo.

1/3/23