Cartilha para o atendimento de pessoas com deficiência é lançada no Campus Avançado Bonfim

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 21/09/2022 14h30, última modificação 21/09/2022 14h30
O material foi criado para ajudar servidores e servidoras no atendimento de futuras demandas de pessoas com necessidades educacionais específicas

O material está disponível no site do IFRR, na página do Campus Avançado Bonfim

Apesar de o Campus Avançado Bonfim ainda não ter estudantes com necessidades educacionais específicas, já existe uma preocupação em atender demandas futuras com ações inclusivas.

O primeiro passo já foi dado. As equipes da Coordenação de Educação Especial e Inclusiva (CEEI)/ Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) lançaram a cartilha Orientações ao Atendimento à Pessoa com Deficiência (PCD) – A INCLUSÃO COMEÇA COM O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS!.

Segundo a coordenadora de Educação Especial e Inclusiva do CAB, Jullyandry Santos, o material traz, além de uma abordagem sobre as principais deficiências conforme a legislação, uma compilação de cursos voltados ao atendimento a Pessoas com Deficiências (PcD) e temáticas da Educação Especial e Inclusiva.

Ela esclarece que o objetivo é fomentar a capacitação de professores, professoras, profissionais da área técnica, familiares de estudantes e pessoas da comunidade em geral para lidarem de maneira inclusiva com pessoas com deficiência.

“Hoje no CAB, não temos estudantes com necessidades educacionais específicas, então queremos oferecer antecipadamente uma abordagem e orientação para que servidores e servidoras possam se apropriar e aprender como oferecer um atendimento de forma inclusiva, acessível, com equidade e qualidade, quando houver estudante PCD”, explicou Jullyandry.

Para a diretora de Ensino do CAB, Eliselda Correa, a prática da Educação Inclusiva é importante para proporcionar e garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todas as pessoas

Entendemos que, para isso, é necessário que as equipes da instituição de ensino assimilem as práticas da educação inclusiva para permitir que os estudantes, ainda que apresentem necessidades especiais, se desenvolvam no convívio com outros alunos, tornando-se parte integrante da sociedade”, ressaltou.

A cartilha está disponível em formato digital na página do CAB, no site do IFRR, e sendo disseminada via QR Code (Quick Response), ou Código de Resposta Rápida, para o acesso das pessoas interessadas. O material traz ainda links em vermelho, onde estão indexadas as leis e os sites dos cursos.

“Esperamos, com a cartilha, poder atender a nossa comunidade interna e externa, e, quando tivermos público da educação especial, estar preparados para prestar o melhor atendimento e atuar de maneira inclusiva”, declarou a coordenadora de Educação Especial e Inclusiva do CAB, Jullyandry Santos.

« Março 2024 »