DIA DO GUIA DE TURISMO – Campus Bonfim realiza palestra com turismólogo

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 08/05/2023 17h55, última modificação 08/05/2023 18h02
A palestra será transmitida de forma virtual, a partir das 19 horas, pela plataforma Meet

Em alusão ao Dia do Guia de Turismo, celebrado em 10 de maio, o Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) promove, nesta quarta-feira, 10, a palestra “Turismo nacional e regional: oportunidades de negócios entre o Pará e Roraima”, ministrada pelo turismólogo Fábio Romero.

Para a coordenadora do curso Técnico em Guia de Turismo do CAB, professora Karla Oliveira, essa é uma grande oportunidade para estudantes do curso. “Comemorar esse dia significa dizer que reconhecemos a importância desse profissional dentro da cadeia do turismo e também que ele precisa se manter continuamente estudando, atualizando seus conhecimentos para esse mercado de trabalho tão exigente, que muda a todo o instante”, declarou a docente.

Conforme Karla, serão discutidas questões importantes da área e possibilidades de negócios como guia de turismo do Estado do Pará. “O profissional guia de turismo é um elo fundamental na cadeia de toda a atividade turística. Ele tem como função não só acompanhar um grupo ou turistas durante uma viagem, mas também ter a habilidade de ser criativo, comunicativo, de conhecer a realidade e as histórias dos lugares, com paciência, otimismo, gentileza e com ética”, disse.

Para Karla, é fundamental que o guia de turismo saiba lidar com imprevistos. “O guia de turismo trabalha com a realização de sonhos, e, quando pensamos que as viagens são sonhos, que a gente nutre, cria e com muito sacrifício consegue realizar a viagem dos sonhos, ter um guia preparado e profissional significa realizar esse sonho [...] Quando contratamos um profissional habilitado pra exercer a função de guia, ele pode ser o diferencial na concretização desse sonho”, explicou.

A palestra será transmitida de forma virtual, a partir das 19 horas, pela plataforma Meet, e terá certificação. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Para se inscrever, basta acessar o Suap no link disponível aqui.

PALESTRANTE – Fábio Romero é mestre em Gestão em Desenvolvimento em Turismo pela Universidade de Aveiro (UA),  de Portugal (2009); especialista em Docência para a Educação Profissional pelo Centro Universitário Senac (2016); especialista em Metodologia da Educação Superior pela Universidade Estadual do Pará – Uepa (2004); bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2003); Guia de Turismo Regional Pará, Nacional e América do Sul pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Pará –  Senac-PA (2005); Guia de Turismo Internacional pelo Colégio Sociedade de Ensino Regional Ltda. (2018).

Romero atua no setor do Turismo há mais de 20 anos. Tem ampla experiência em agenciamento, transportes e operações turísticas no Pará e em outros estados brasileiross, na Europa, nos Estados Unidos e na América do Sul. Atualmente, é ator do blog www.fabioromero.blogspot.com, onde aborda assuntos das diversas áreas em que atua.

O palestrante é proprietário e diretor executivo da empresa Enjoy Tours, localizada na cidade de Belém (PA), atuando com receptivo em toda a Amazônia. Ele também é presidente do Singtur-PA e já está no segundo mandato; A entidade representa cerca de 300 profissionais guias de turismo e empresas do Pará nas ações de qualificação e mercado de trabalho.

 

Ascom/Reitoria
8/5/23
« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4