FORMAÇÃO A DISTÂNCIA – Lançado edital de seleção de curso Técnico em Guia de Turismo do IFRR voltado para população de Mucajaí

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 17/11/2022 11h11, última modificação 17/11/2022 11h11
As pessoas residentes em Mucajaí interessadas em concorrer a uma das 50 vagas do processo seletivo podem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 18
FORMAÇÃO A DISTÂNCIA – Lançado edital de seleção de curso Técnico em Guia de Turismo do IFRR voltado para população de Mucajaí

O curso técnico em Guia de Turismo será promovido pelo Campus Avançado Bonfim, por meio de convênio firmado com a Prefeitura de Mucajaí, na modalidade Educação a Distância

O período de inscrição no processo seletivo do curso Técnico em Guia de Turismo promovido pelo Campus Avançado Bonfim (CAB), na forma subsequente ao ensino médio e na modalidade Educação a Distância (EAD),  começa nesta sexta-feira, dia 18. 


Conforme o edital, recém-lançado, a seleção é voltada para a população do Município de Mucajaí devido a um convênio firmado entre o IFRR e a prefeitura. Ao todo, estão disponíveis 50 vagas, e o curso deve ser iniciado no primeiro semestre letivo de 2023.1.


Essas vagas têm distribuição prevista no edital para a seleção por meio de ampla concorrência e também para o cumprimento das ações afirmativas, conforme a legislação.


As pessoas interessadas em participar do processo seletivo podem acessar o formulário eletrônico no endereço https://forms.gle/fF8b91cQ8Dx7QCe3A e se inscrever até o próximo dia 28 de novembro. Os documentos necessários, a serem anexados eletronicamente, podem ser conferidos no item 4.4 do edital.


Está prevista como critério de seleção a análise do histórico escolar do ensino médio dos candidatos e candidatas de Mucajaí. O procedimento ocorrerá em etapa única e em caráter classificatório.


O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 13 de dezembro, e o período de matrículas ocorrerá de 14 a 16 de dezembro, com aulas programadas para iniciarem em 13 de fevereiro de 2023, conforme o cronograma do edital.


A diretora-geral do CAB, Maria Eliana Santos, ressalta que o curso Técnico em Guia de Turismo já é ofertado na modalidade presencial no campus e que a primeira turma tem previsão de conclusão para o próximo mês de dezembro. Segundo ela, o curso na modalidade EAD, que está sendo oferecido no edital, viabilizado a partir da parceria com a Prefeitura de Mucajaí,  é novidade na unidade de ensino do IFRR.


“Com essa modalidade,  pretendemos formar um maior número de pessoas na área de turismo, que vem crescendo cada vez mais em nosso estado e que necessita de pessoas qualificadas. Assim, essa parceria tem o objetivo de profissionalizar a população de Mucajaí na área de turismo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico local, regional e até nacional”, declarou Eliana.


GUIA DE TURISMO As pessoas formadas no curso Técnico em Guia de Turismo do CAB estarão habilitadas a atuar em atividades de acolhimento e condução de turistas; na elaboração de roteiros e relatórios; na realização de cálculos de distância e estimativa de tempo para roteiros diversos; na análise de manifestações culturais e aspectos ambientais de uma localidade, como produto de uma realidade social; na identificação, avaliação e seleção de locais, espaços e equipamentos para as atividades a serem desenvolvidas por grupos de turistas; na aplicação da legislação pertinente à área; entre outras.


« Março 2024 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6