IFRR inicia Curso Técnico de Guia de Turismo em mais dois municípios

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 16/03/2023 17h10, última modificação 16/03/2023 17h23
Campus Bonfim ofertará o curso na modalidade EAD em Mucajaí e Amajari

O Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (IFRR-CAB) inicia a oferta do Curso Técnico de Guia de Turismo, na modalidade subsequente ao ensino médio, em mais dois municípios de Roraima. Ao todo, são 100 vagas ofertadas, sendo 50 para cada polo, resultado de uma parceria entre o IFRR e as prefeituras de Mucajaí e Amajari.

No próximo sábado, dia 18, ocorre a aula inaugural no polo Mucajaí. O curso é uma parceria do CAB com a prefeitura de Mucajaí, com a interveniência da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (Faepi). O evento ocorre no Centro de Ensino Técnico Superior Professora Terezinha de Jesus Dal Corrêa, e na programação haverá a palestra com o Assessor de Comunicação do Instituto IFRR, Gildo Junior, com o tema “Faça fotos e vídeos fantásticos para seus clientes de turismo”. Gildo é fotógrafo, criador de conteúdo e membro do canal “Bora de Trip” no YouTube, onde compartilha experiências de viagens e ecoturismo.

Também inclusa na programação da aula inaugural, está a exibição do projeto cultural Fases. Uma apresentação musical-pedagógica executada por alunos da rede municipal de ensino de Mucajaí.  O evento inicia às 9h.

Na segunda-feira, dia 20, é a vez do polo Amajari. A aula inaugural ocorre na escola Olavo Bilac, localizada na Vila do Tepequem, a partir das 19h.  Para Gildo Junior, que também palestra no evento de Amajari, as fotos são essenciais para inspirar as pessoas a viajar. “Seja para um destino internacional ou para uma cidade vizinha, as fotos capturam a essência de um lugar, suas cores, suas texturas, sua luz e sombra, sua cultura e sua história. Afinal, o que é um folheto de viagem sem fotos de lugares exóticos, cachoeiras e igarapés deliciosos ou paisagens incríveis?”, disse o assessor.

Ainda segundo Gildo, quando um condutor ou guia local consegue utilizar o conhecimento em fotografia, ele pode apresentar a região para o mundo pelas redes sociais “Ele também irá deixar seus clientes felizes por terem fotos incríveis na viagem, e com certeza, irão indicar aquele guia local para amigos e familiares que desejam, também, conhecer aquela região”, concluiu.

Conforme a coordenadora do curso, professora Karla Oliveira, a oferta do curso no município de Amajari é em atendimento a uma demanda da Associação de Desenvolvimento Sustentável dos Moradores do Tepequem (Adesmote). “Eles entraram em contato com a Professora Pierlangela Cunha, Diretora-Geral do Campus Amajari (CAM), que articulou uma ida do CAB na associação, então assinamos um acordo de cooperação com a prefeitura de Amajari para a oferta do curso”, contou a docente.

Ainda de acordo com Karla, a demanda de curso técnico em guia de turismo já é antiga na serra do Tepequém. “Na localidade há tem muitos condutores, que levam visitantes nas trilhas e cachoeiras, mas que precisavam continuar os estudos”, disse.  Para a coordenadora, o grande desafio é ministrar as aulas na modalidade à distância (EAD).  “É a primeira vez que o IFRR oferta o curso de guia em EAD. Este é um desafio que se colocou praa nós, enquanto campus, mas aceitamos, pois a nossa intenção é atender a todas as regiões do estado”, concluiu a docente.

GUIA DE TURISMO – As pessoas formadas no curso Técnico em Guia de Turismo estarão habilitadas a atuar em atividades de acolhimento e condução de turistas; na elaboração de roteiros e relatórios; na realização de cálculos de distância e estimativa de tempo para roteiros diversos; na análise de manifestações culturais e aspectos ambientais de uma localidade, como produto de uma realidade social; na identificação, avaliação e seleção de locais, espaços e equipamentos para as atividades a serem desenvolvidas por grupos de turistas; na aplicação da legislação pertinente à área; entre outras.

16/3/23

« Março 2024 »