MAGISTÉRIO INDIGENA – Campus Bonfim convoca estudantes para realização de matrícula e convida para aula inaugural

por Sofia Lampert publicado 01/03/2023 19h40, última modificação 02/03/2023 13h39
Curso é resultado de acordo de cooperação entre o IFRR e a Prefeitura de Normandia

Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) publicou, nesta terça-feira, 28, edital de convocação de alunos para a efetivação de matrículas no curso Técnico em Magistério Indígena na modalidade subsequente. A formação é resultante de um acordo de cooperação entre o IFRR e a Prefeitura de Normandia. A lista dos convocados pode ser consultada aqui

Segundo o edital, as vagas são destinadas aos professores que atuam nas escolas das comunidades indígenas localizadas no Município de Normandia. Sendo de formação de professores indígenas em nível médio e na modalidade técnica, o curso é destinado aos docentes que só têm o ensino médio. Eles irão cursar somente as disciplinas específicas da formação de docentes para atuação na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. 

As matrículas devem ser feitas nos dias 2 e 3 de março, das 8h às 12h, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto de Normandia, localizada na Rua João Marisco, 541, Centro. No ato da matrícula, os candidatos convocados têm de apresentar os originais dos seguintes documentos:

 1. Histórico e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso); ou ainda parecer de equivalência ao ensino médio de estudos da Secretaria Estadual de Educação;

 2. Certidão de Nascimento ou de Casamento (frente e verso);

3. Documento oficial com foto (RG expedido por secretarias de segurança pública e por comandos militares, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte, entre outros)

4.  Cadastro de Pessoa Física – CPF (frente e verso);

5. Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), frente e verso, se for professor indígena;

 6. Comprovante de residência no município;

 7. Título de Eleitor e comprovante de votação ou Certidão de Quitação Eleitoral (frente e verso); e

8. Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação (para candidatos do sexo masculino), frente e verso.

A foto para o cadastro será feita no próprio campus, no ato da matrícula. 

AULA INAUGURAL – A aula inaugural do curso está prevista para esta sexta-feira, 3, a partir das 8h30. Ela ocorrerá no Ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva, em Normandia. Na solenidade, haverá a palestra Fundamentos e Princípios da Educação Escolar Indígena”, ministrada pela professora Pierlangela Cunha, diretora-geral do Campus Amajari (CAM). Indígena da etnia wapichana, Pierlangela é graduada em Licenciatura Intercultural pela UFRR e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Ufam. Em 2014, iniciou a carreira de professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Campus Amajari, porém atua no magistério desde 1996. 

Militante e defensora dos direitos dos povos indígenas, Pierlangela foi a primeira mulher indígena eleita para a direção-geral de um campus do IFRR. Além da palestra, os formandos,  na aula inaugural, contarão com uma apresentação cultural feita pelo grupo de dança Parixara, da Comunidade Bismark.

 

Texto: Ascom/Reitoria
Convite: CAB/IFRR
1/3/2023
 
« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4