MAGISTÉRIO INDÍGENA - Mais de 80 professores indígenas concluem primeiro módulo de curso técnico

por Rebeca publicado 22/06/2023 14h19, última modificação 22/06/2023 14h19
A solenidade de encerramento ocorre nesta sexta-feira, 23, às 9 horas, na sede de Normandia. O curso tem duração de um ano e meio e está dividido em três módulos

Oitenta e seis professores indígenas das etnias macuxi e wapichana do Município de Normandia participam, de 19 a 23 de junho, da terceira semana de formação presencial e também da finalização do 1.º módulo do curso Técnico em Magistério Indígena subsequente ao ensino médio. A solenidade de encerramento ocorre nesta sexta-feira, 23, às 9 horas, na sede de Normandia.

Ofertado pelo Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) em parceria com a Prefeitura de Normandia, o curso tem formato inédito dentro da Rede Federal de Educação Tecnológica. Com duração mínima de um ano e meio, carga horária de 1.150 horas e aulas presenciais e a distância, o curso atende a uma demanda da comunidade.

Fruto de extenso caminho percorrido, incluindo diálogos com movimentos indígenas, reuniões com líderes e gestores do município, o curso tem o objetivo de formar, preparar e instrumentalizar professores indígenas que lecionam na educação infantil e do 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental, para melhorarem sua prática.

Participantes em círculo e com mãos erguidas representa o feixe de varas, um símbolo de resistência e de união para os povos indígenas

Essa formação deve refletir diretamente na qualidade do ensino no município e nas comunidades indígenas de Normandia. Para execução, o projeto tem contado com o apoio de professores do IFRR e de professores convidados da rede municipal de Normandia, da rede estadual, da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Roraima.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Ana Cláudia Barros (CAB/IFRR), a solenidade de encerramento ocorre dia 23 de junho, ao final da 3ª semana de formação presencial, que integra o 1.º módulo. O projeto iniciou as atividades em abril deste ano, com a 1ª semana de formação presencial. No próximo semestre, será ofertado o 2.º módulo.

“Será um momento especial [dia 23], que contará com a presença de autoridades, homenagens aos docentes e a socialização de atividades desenvolvidas durante este período. É importante destacarmos que o curso possui um formato inédito dentro da rede dos institutos federais, o que o torna desafiador, mas ao mesmo tempo demonstra a grandiosidade do que estamos fazendo com tanta simplicidade”, disse Ana Cláudia.

Sobre a necessidade de oferta, a coordenadora explicou que foram feitas visitas às comunidades para consultas aos líderes indígenas sobre a necessidade de um curso voltado especificamente para a formação de professores indígenas da rede municipal de ensino. “À época, nós aplicamos uma pesquisa, e se constatou que a maioria desses professores só possuíam o ensino médio”, declarou.

Durante as três semanas de formação, os professores e os gestores acompanharam depoimentos e compartilhamento de experiências únicas por parte dos professores indígenas, que chegam a emocionar. Entre elas está a do primeiro contato com o computador e o mouse. “Isso evidencia a importância do curso de Magistério Indígena para o aperfeiçoamento da formação desses professores indígenas”, comentou Ana Cláudia.

2º MÓDULO

A previsão de início do 2.º módulo é para 14 de agosto, estendendo-se até o mês de novembro, com quatro semanas de formação de forma presencial, o que representa 80% da carga horária. Os 20% restantes serão por EAD, com a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e por videoconferências pelo Meet. Apostilas impressas e digitais serão disponibilizadas.

Ascom/IFRR
Com informações do CAB