Professor do IFRR participa de e-book da Editora UFRR

por Laura publicado 21/05/2020 19h37, última modificação 21/05/2020 19h37
“Migrantes, ‘refugiados venezuelanos’: conflitos e políticas de estado” é o nome do capítulo de autoria do professor Amarildo Ferreira Júnior e da professora Rosa Acevedo, da UFPA

“Migrantes, ‘refugiados venezuelanos’: conflitos e políticas de estado” é o nome do capítulo de e-book escrito pelo professor Amarildo Ferreira Júnior, do Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB-IFRR), junto com a professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Rosa Acevedo. A obra compõe o segundo volume da coleção História do Tempo Presente, da editora da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A publicação oferece ao leitor textos que refletem posições objetivas e subjetivas de autores e autoras do Brasil e do exterior sobre objetos, assuntos, fontes e perspectivas temáticas dedicadas à História. Entre os temas abordados está o dos professores Amarildo e Rosa. Eles analisaram o rumo que vem tomando o discurso e o debate sobre refugiados, crise migratória e ajuda humanitária, com base na experiência venezuelana, em particular a história recente dos deslocamentos de indígenas pertencentes à etnia warao.

Conforme o professor, o objetivo foi colocar em debate as noções que têm sido acionadas por diferentes agentes da sociedade sobre o assunto. “Um dos pontos que destacamos é a elevada recorrência de ações operadas em âmbito judicial, as quais sofrem de consideráveis limites, o que coloca em destaque a ineficiência da operacionalização de políticas de Estado. Como contraponto, verificamos que o deslocamento dos warao no interior do território brasileiro se concretiza como uma estratégia de autonomia migratória assumida e reivindicada por eles”, explicou.

A partir das reflexões, os autores esperam oferecer uma perspectiva que permita repensar a constituição e a realização das políticas públicas de migração/refúgio, sem abandonar sua constituição histórica. “Isso produz o potencial de gerar resultados melhores do que os que estamos vendo em relação à migração e aos temas correlatos, como acesso à educação, à saúde e ao mundo do trabalho, por exemplo”, pontuou.

O e-book completo está disponível gratuitamente para download no link http://ufrr.br/editora/index.php/ebook.

 

Ascom/Reitoria
Laura Veras
21/5/2020
« Setembro 2021 »
month-9
Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2