OFERTA CONCOMITANTE – Campus Avançado Bonfim realiza aula inaugural de dois cursos técnicos

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 04/04/2023 16h30, última modificação 05/04/2023 13h55

O Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) realiza, nesta quinta-feira, 6, a partir das 9 horas, a Aula Inaugural de mais dois cursos técnicos: Agroecologia e Administração, ambos na modalidade concomitante. A oferta dos cursos é fruto de uma cooperação técnica entre o IFRR e a Secretaria Estadual de Educação (Seed). O evento ocorre na unidade de ensino, localizada na Avenida Tuxaua de Faria, s/n, Bairro 13 de Maio, na sede do Município do Bonfim.

Além da aula inaugural, que visa acolher os novos estudantes, a programação contará com a palestra “Empreendedorismo: Carreira e Negócios”, ministrada pelos representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR) Fransllyn Sellynghton e Nikson Luã.

Os cursos são destinados a estudantes da 1ª série do ensino médio matriculados no Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José Alcântara. Eles foram aprovados em processo seletivo realizado pelo CAB e estudarão de forma concomitante, ou seja, terão aulas no ensino técnico do campus no horário contrário ao do ensino médio do colégio militarizado.

CURSOSO curso Técnico em Administração forma um profissional apto a atuar de maneira dinâmica no mercado de trabalho. Ele abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação. Assim, o profissional técnico em administração está apto a executar operações administrativas relativas a protocolos e arquivos; elaborar e expedir documentos controlar estoques; aplicar conceitos e modelos de gestão em funções administrativas; operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e de materiais e realizar ações de apoio administrativo em organizações. O egresso desse curso terá como campo de atuação profissional organizações públicas e privadas com atuação em marketing, recursos humanos, logística, finanças e produção.

Já o curso Técnico em Agroecologia habilita o aluno a planejar, organizar, dirigir e controlar a produção agrícola de forma sustentável, analisando as características econômicas, sociais e ambientais. O profissional formado nessa área tem como campo de atuação a certificação agroecológica, e poderá atuar em propriedades rurais, empresas comerciais agropecuárias, estabelecimentos agroindustriais, empresas públicas e privadas que atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor agrícola; instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; agências de defesa sanitária; empresas de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas; agroindústrias, parques e reservas naturais; cooperativas e associações rurais; empresas de certificação agroecológica e empresas de certificação orgânica.

4/4/23