OFERTA CONCOMITANTE – Equipes do Campus Avançado Bonfim se preparam para receber estudantes de escola militarizada

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 07/10/2022 09h46, última modificação 07/10/2022 09h46
As novas turmas farão parte do ensino técnico do CAB no horário oposto ao do ensino médio da rede estadual
OFERTA CONCOMITANTE – Equipes do Campus Avançado Bonfim se preparam para receber estudantes de escola militarizada

Além de reunião com profissionais do colégio de origem das novas turmas, as famílias e responsáveis pelos alunos e alunas tiveram uma conversa orientadora com as equipes do campus

A partir da próxima semana, o CAB recebe novas turmas de estudantes. Trata-se de alunos e alunas do Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José Alcântara, admitidos no ensino técnico do único campus avançado do IFRR, localizado no Município do Bonfim, na região leste de Roraima, fronteira com a Guiana. O processo ocorreu por meio de uma cooperação técnica com a Secretaria Estadual de Educação.


As turmas, que totalizam 126 ingressantes, vêm da 1ª série do ensino médio da rede estadual de educação e passarão a fazer parte também dos cursos técnicos do IFRR em Agroecologia e Administração (duas em cada um), promovidos pelo CAB, ambos como forma de oferta concomitante. Isso significa que esses alunos e alunas estudarão no ensino técnico do campus no horário contrário ao do ensino médio do colégio militarizado.


Para promover uma adaptação mais eficiente, equipes do campus avançado realizaram  reuniões em dois momentos nesta quinta-feira, 6, sendo uma administrativa e pedagógica, com profissionais do colégio de origem das novas turmas, e outra orientativa, voltada para pais e mães ou responsáveis pelos alunos e alunas que passarão a fazer parte da comunidade acadêmica da unidade de ensino do IFRR.


Na primeira reunião com a equipe pedagógica do colégio, composta por pedagogas, orientadoras, psicóloga e assistente social, foram definidas estratégias pedagógicas e educacionais para promover a  adaptação e o desenvolvimento estudantil. 


“Além da adaptação, focamos as estratégias para promover uma formação humana integral, por meio da educação, ciência e tecnologia, em consonância com os arranjos produtivos locais, socioeconômicos e culturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região de Bonfim”, explicou a diretora do CAB, Eliana Santos.


Na segunda reunião, o campus recebeu pais e mães, além de responsáveis pelos novos alunos e novas alunas, os quais tiveram orientações e tiraram dúvidas sobre o funcionamento da unidade de ensino e o desenvolvimento dos cursos, e também receberam informações sobre os procedimentos relativos ao início das aulas, programado para 10 de outubro, com um evento inaugural, às 16 horas, e com a palestra “Planejamento de carreira: a importância de uma formação profissional”, ministrada pelo pesquisador Vinícius Tocantins Marques.


« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4