Primeiro campus do IFRR 100% autossuficiente em energia elétrica renovável

por Sofia Lampert publicado 06/07/2020 21h09, última modificação 06/07/2020 21h09

O Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) é o primeiro a se tornar autossuficiente em energia renovável no estado. A instituição adquiriu painéis solares que ajudarão a gerar energia durante o dia, e o excesso será entregue para a concessionária, gerando um crédito em energia que será utilizado à noite e em condições de pico de energia.

De acordo com a reitora do IFRR, Sandra Mara, as vantagens da energia fotovoltaica é que ela é sustentável, tem uma economia de até 95%, dependendo da quantidade de painéis e localização, vinte e cinco anos de vida útil e gera créditos. “O Instituto Federal de Roraima vem procurando formas de economizar, e a energia solar tem se mostrado, nas últimas décadas, uma alternativa viável”, disse.

De acordo com o diretor de Administração e Planejamento da Reitoria, Fredson Baraúna Bento, os créditos gerados podem ser abatidos nos débitos das unidades. Ele explicou que, no caso do Campus Avançado Bonfim, eram gastos quase cinco mil reais por mês com energia. “O campus agora terá 100% de cobertura dos painéis solares. Outros campi também serão atendidos gradativamente”, declarou.

Como funciona –  Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial. A energia fotovoltaica, que é a geração de energia elétrica usando a luz do sol como fonte primária de energia, existe há mais de cem anos e hoje é utilizada para gerar energia elétrica para milhares de residências e indústrias no mundo todo. A fotovoltaica gera eletricidade por meio do efeito fotovoltaico; a energia térmica aquece líquidos com o calor do sol como fonte de energia; a energia heliotérmica também aquece líquidos, mas utiliza o vapor para mover turbinas. A energia solar fotovoltaica pode gerar eletricidade por meio da utilização de sistemas on-grid, off-grid e de sistemas híbridos. A energia solar térmica utiliza painéis solares específicos para o aquecimento de líquidos, enquanto a energia heliotérmica funciona como uma usina termelétrica.

Texto: Edjane Matias
CCS /CNP